Site da Prelazia do Xingu Quer dar um basta à pirataria sem pagar nada? Dados estatísticos Altamira...
ARTIGOS DOM ERWIN: em Português ; em Alemão







BLOG ESTÁ INATIVO, SERÁ MANTIDO PARA FINS DE CONSULTAS - PARA NOTÍCIAS ATUAIS VÁ AO SITE DA PRELAZIA (LINK NO TOPO) .

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Agenda da Igreja de 31-10 a 02 de novembro

Domingo dia 02 - Nos dois cemitérios da cidade haverá celebração às 08:00 às 17:00. Sábado tem encontro da palavra de vida no barracão da igreja Perpétuo Socorro às 16:30h.

Na Catedral:

  • Adoração ao Santíssimo, Sexta feira, às 17:30h;

  • Sexta feira, Missa às 19:45h;

  • Domingo, haverá missa às 19:45h

Na Igreja Perpétuo Socorro:

  • Missa, Sexta feira, às 19:30h

  • Missa domingo, às 08:00e às 18:00h;

Na Imaculada Conceição:

  • Adoração ao Santíssimo,Sexta feira, às 18h;

  • Domingo haverá missa às 08:00h da manhã;

CAPELAS:

  • Comunidade Nossa Senhora de Nazaré, missa sábado, às 19:00h;

  • Nossa Senhora Aparecida da peixaria missa às 19:30 sábado;

  • Comunidade São João Batista, missa sábado, às 19:30h

  • Comunidade divino Pai eterno, missa sábado, às 10:00h;

  • São Francisco do Uirapuru, terço dos homens, domingo às 18:30h,

Aconteceu de 27 a 31 de outubro


Dia 27/10

Dórico Xipaia assassinou com tiro de espingarda Leopoldino Trindade Neto de 26 anos. Depois disso ainda tentou matar a cunhada dele e atirou contra a polícia que teve que reagir e atingiu Dórico com um tiro na cintura. Segundo testemunhas a intenção dele era assassinar a esposa dele Roseline Rodrigues. Ele foi levado para hospital municipal onde passou por cirurgia. Dórico era foragido da justiça.

Uma Grande procissão pelas ruas da cidade marcou o encerramento das festividades de Nossa Senhora de Nazaré. Para muitos foi a oportunidade de agradecer a virgem de Nazaré pelas graças alcançadas e homenagear a padroeira dos paraenses e da prelazia do Xingu.

Dia 28/10

Iniciou em Altamira a construção do centro de perícias cientificas Renato Chaves a obra com investimentos do governo do estado de mais de um milhão e cem mil reais deve esta pronta no ano que vem e vai garantir agilidade nos casos que necessitam de perícia.

Foi realizado pelo quarto ano consecutivo o premio Altamira de redação em que alunos de quinta a oitava series fizeram um redação com tema “água fonte inesgotável de vida”. O resultado do premio deve ser conhecido no próximo dia 15 de novembro os donos das melhores redações farão uma viagem cultural a Belém;

Dia 29/10

Vagner Ribeiro Nascimento e o irmão dele que é menor de idade foram presos pela polícia militar acusados de furtarem um mercadinho vários produtos de furto foram encontrados com eles.

O Pará vive um surto de hanta virose uma doença transmitida pela inalação urina ou fezes de ratos silvestres. Este ano já foram registrados 12 casos e muitos deles estão aqui em Altamira no distrito de castelo de Sonhos.

Dia 30.10.08

Os parceiros da campanha de limpeza do Igarapé Altamira iniciaram a mobilização para terceira etapa do trabalho que vai acontecer nos dias 7 e 8 de novembro e pretende limpar as margens do Igarapé Altamira.

Foi iniciado o projeto arte no muro em que as escolas deixam uma mensagem de preservação da natureza e cuidados com os rios e igarapés são 160 metros de muro destinados ao projeto.

sábado, 25 de outubro de 2008

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

ACONTECEU DE 20 A 24 DE OUTUBRO

Dia 20/10

Foi inaugurado em Anapu o projeto Parceria verde no PDS virola jatobá que visa o manejo florestal comunitário de forma racional. O evento contou com a participação dos parceiros do projeto que vai beneficiar mais 400 famílias da transamazônica e era um dos sonhos da missionária Dorothy Stang.

Uma Celebração na comunidade São Pedro marcou o encerramento das santas missões populares que foi realizada no bairro mutirão uma nova forma de levar e viver o evangelho com as mais de 400 famílias do bairro que foram visitadas pelos missionários durante uma semana.

Ilson Pinto dos Santos de 26 anos assassinado a golpes de faca no bairro Boa esperança. A policia não conseguiu prender quem praticou o crime. Ao lado do corpo foi encontrado uma arma de fabricação caseira.

Dia 21/10

Uma campanha para combater a criminalização dos movimentos sociais foi lançada em Belém um dos objetivos é dar apoio ao bispo Dom Erwin na luta contra a construção de belo monte, na causa indígena e na defesa do Xingu.

A secretaria de saúde vai capacitar médicos e enfermeiros para o combate a doença de chagas que é transmitida pelo barbeiro o protozoário é o transmissor da doença e não está associado apenas ao açaí e cana de açúcar mas também ao consumo de alimentos mal cozidos, picadas ou consumo de carnes de caça.

Dia 22/10

A universidade federal do Pará vai ofertar curso de etno desenvolvimento que vai formar licenciados e bacharéis na área. O curso que é para as comunidades tradicionais só existe na universidade federal do amazonas. A previsão é de as aulas iniciem em no segundo semestre de 2009.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

ACONTECEU DE 13 A 17 DE OUTUBRO


Dia 13/10

Valdereis Barbosa da Silva, de 28 anos, foi assassinato com 6 tiros à queima roupa, na porta de casa, no bairro Boa Esperança. A polícia já tem um suspeito do crime.

Uma procissão de fé no meio do rio Xingu emocionou centenas de fiéis e pagadores de promessa. Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e dos pescadores, foi trasladada para a comunidade dela, no bairro da Peixaria. Uma missa campal encerrou as festividades religiosas da santa.

Dia 14/10

Os missionários que fazem as santas missões populares em Altamira abriram o evento com uma missa festiva na Igreja São Pedro, no bairro Mutirão. A celebração teve a presença de missionários de outros municípios da região, que também vieram ajudar no trabalho.

Os agentes de saúde de Altamira e os guardas de endemias foram capacitados para trabalhar na prevenção da dengue, leishimaniose, febre amarela, doença de chagas e a malária. A recomendação da capacitação foi da secretaria estadual de saúde do Pará.

Dia 15/10

Representantes de todas as secretarias municipais de Altamira também receberam as orientações para o combate e a prevenção das 5 doenças endêmicas. Segundo a Sespa, o Estado do Pará será um dos mais afetados pela dengue no ano que vem.

A polícia prendeu dois homens acusados de integrar uma quadrilha que vem aterrorizando a região com assaltos e furtos de motos. Seriam 7 homens, todos de Marabá. Com eles, a polícia apreendeu um revólver, carregadores de celular, documentos, capacetes, bolsas e capas. Outros 5 que integrariam o bando ainda são procurados.

As entidades e organizações sociais de Altamira se reuniram com o ministério público federal para discutir questões referentes ao projeto hidrelétrico de Belo Monte. Também denunciaram mazelas vividas na saúde de Altamira, principalmente pelas populações ribeirinhas.

Dia 16/10

Uma colisão entre um carro e uma moto por pouco não registrou vítima fatal. Condutores e veículos foram parar na delegacia. O condutor da moto também precisou de atendimento no hospital. A dona do carro resolveu arcar com os prejuízos.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

ACONTECEU DE 06 10


Dia 06/10 Os eleitores altamirenses foram cedo às urnas no dia das eleições, escolher pelo voto direto, os representantes para o governo da cidade nos próximos 4 anos. A segurança foi reforçada nas ruas e nos locais de votação. Em uma sessão, uma urna precisou ser substituída. Nas ruas as torcidas geraram princípios de tumulto, que foi controlado pela força policial.

A apuração dos votos, que favoreceram a candidata da reeleição, durou pouco mais de duas horas. A justiça eleitoral avaliou como tranqüilo o dia de eleição.

Dia 08/10

O serviço florestal nacional apreendeu uma balsa carregada com 1.200 metros cúbicos de madeira de várias espécies. O produto foi retirado por um madeireiro de Paragominas, de uma área de floresta pública destinada ao projeto de desenvolvimento sustentável em Pacajá. Nem a madeira, nem a carga tinham documentação.

Professores, diretores e técnicos de escolas da cidade começaram a aperfeiçoar os conhecimentos em informática num curso do programa nacional de informática integrada. As aulas são no núcleo tecnológico educacional e visam qualificar o professor para a sala o exercício da profissão.

Dia 09/10

Várias instituições governamentais e sociais, que formam o colegiado territorial da Transamazônica, começaram a receber capacitação para a execução de vários projetos na região. O objetivo é fortalecer a agricultura familiar que receberá investimentos até 2010.

Seis, dos 10 vereadores, faltaram à primeira sessão ordinária da câmara municipal depois das eleições. A falta sem justificativa não impedirá o desconto nos salários dos parlamentares. Por falta de quorum, os que compareceram foram dispensados.


129 Romeiros de Altamira lotaram 3 ônibus para a viagem à Belém, para participar do círio de Nazaré, neste domingo. Este já é o décimo quinto ano consecutivo que a caravana faz a peregrinação à capital.

AGENDA DA IGREJA - DE 10 A 12 DE OUTUBRO

Catedral

  • Sexta feira, adoração ao Santíssimo, às 16:00h e missa, às 19:45h;

  • Sábado, curso para noivos, ministrado pela pastoral da família. Será no Salão João 23, às 14:00h.

  • Domingo, missa é às 8 e às 19:45h;

Igreja Perpétuo Socorro

  • Acontece missa hoje, às 19:30h;

  • Sexta é o dia da última noite de novena na comunidade São Francisco de Assis, do bairro Uirapuru.

  • Domingo tem missa às 8 e às 18:30h;

Imaculada Conceição

  • Haverá adoração ao Santíssimo, hoje às 18h;

  • Domingo tem missa às 8 e às 18:30h;

CAPELAS
  • Santa Ana, missa sábado, às 17:30h;

  • Nossa Senhora de Fátima, missa sábado, às 18:00h;

  • São Francisco de Assis, do bairro Uirapuru, procissão sábado, às 18:00h, seguida de missa e arraial;

  • Santa Rita, missa também sábado, às 19:30h;

  • Nossa Senhora de Nazaré, missa sábado, às 19:30h. É a primeira noite de novena dos festejos da padroeira da Prelazia do Xingu;

  • Nossa Senhora Aparecida, Sábado, trasladação da Santa até a catedral, às 19:45. No domingo, a padroeira sairá às 08:00h horas da Catedral em procissão pelas ruas até o porto seis. Após, procissão fluvial até o porto da Prainha. Em seguida, missa e um domingo alegre.

  • São Lázaro tem missa domingo, às 08:30h;

  • São Francisco, do bairro Boa Esperança, acontece procissão domingo às 17:30h, seguida de missa e arraial;

  • Nossa Senhora Aparecida, do bairro Liberdade, domingo, procissão às 17:30h, seguida de missa e arraial.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

SANTAS MISSÕES - CONVITE DOM ERWIN

VEREADORES ELEITOS - PLEITO 2008

Partido

Votos

%válidos

PRTB




DR ARMANDO

28456

1.009

2,25

PT




RUSEVEL/ RUSSO

13100

1.207

2,70

PP




ADRIANO COUTO

11654

1.117

2,50

PSDB




DJALMA MINEIRO

45222

1.211

2,71

LUIZ DA FEIRA

45623

1.270

2,84

MERCES

45111

1.921

4,29

SENHORINHA

45678

1.132

2,53

PMDB




WELINGTON JOSÉ

15677

973

2,17

ADEMAR TEIXEIRA

15688

1.256

2,81

DR. ANTONIO

15633

892

1,99

PDT




DR. LOREDAN

12345

1.116

2,49

ELEIÇÃO - PREFEITO DE ALTAMIRA

Candidato

Coligação

Votos

%válidos


ODILEIDA SAMPAIO

45

PSL - PTB - PSDC - PP - PTN - PRTB - PMN - PPS - PTC - PV - PRP - PSDB - PT do B - PRB

22.958

51,42

CLAUDOMIRO

15

PMDB - PDT - PSB - PC do B - PT

21.694

48,58




total

%

Brancos:



625

1,32

Nulos:



2.094

4,42

Total de votos válidos:



44.652

94,26

Eleitores:



58.163

-

Comparecimento:



47.371

81,45

Total de seções:



171

-

Seções totalizadas:



171

100,00

VOTOS GANHOS PELOS CANDIDATOS A VEREADOR

Candidato

Partido

Coligação

Votos

%válidos

MERCES

45111

PSDB

PP - PSDB

1.921

4,29

LUIZ DA FEIRA

45623

PSDB

PP - PSDB

1.270

2,84

ADEMAR TEIXEIRA

15688

PMDB

PMDB - PDT

1.256

2,81

DJALMA MINEIRO

45222

PSDB

PP - PSDB

1.211

2,71

RUSEVEL/ RUSSO

13100

PT

PT - PC do B - PSB

1.207

2,70

SENHORINHA

45678

PSDB

PP - PSDB

1.132

2,53

ADRIANO COUTO

11654

PP

PP - PSDB

1.117

2,50

DR. LOREDAN

12345

PDT

PMDB - PDT

1.116

2,49

ENFERMEIRA SOCORRO

11622

PP

PP - PSDB

1.072

2,39

DR ARMANDO

28456

PRTB

PTC - PHS - PRP - PRTB - PT do B - PRB - PMN

1.009

2,25

WELINGTON JOSÉ

15677

PMDB

PMDB - PDT

973

2,17

MANSOUR

14688

PTB

PTN - PTB

927

2,07

DR. ANTONIO

15633

PMDB

PMDB - PDT

892

1,99

JOÃO DO FUSCA

45000

PSDB

PP - PSDB

886

1,98

GUSTAVO LORENZONI

14500

PTB

PTN - PTB

881

1,97

JOÃO ARTUR

28123

PRTB

PTC - PHS - PRP - PRTB - PT do B - PRB - PMN

879

1,96

DR. MARINALDO

15655

PMDB

PMDB - PDT

851

1,90

IRENILDE PEREIRA GOMES

15612

PMDB

PMDB - PDT

779

1,74

ALDO

14613

PTB

PTN - PTB

750

1,68

FRANÇA AUGUSTA

31456

PHS

PTC - PHS - PRP - PRTB - PT do B - PRB - PMN

700

1,56

ANDRE DA LEAL

15666

PMDB

PMDB - PDT

657

1,47

PASTOR EVERALDO

45456

PSDB

PP - PSDB

646

1,44

PEDRO PASSOS

45777

PSDB

PP - PSDB

633

1,41

ZEQUINHA

27777

PSDC

PV - PPS - PSDC - PSL

570

1,27

JOSUÉ CAVALCANTE

45123

PSDB

PP - PSDB

552

1,23

MARIA DO SINDICATO

23555

PPS

PV - PPS - PSDC - PSL

548

1,22

ZE REINALDO

27000

PSDC

PV - PPS - PSDC - PSL

546

1,22

QUEIROZ

45333

PSDB

PP - PSDB

541

1,21

MARCELO DO PT

13500

PT

PT - PC do B - PSB

496

1,11

PROFº EDIR

17017

PSL

PV - PPS - PSDC - PSL

495

1,11

PROFESSOR LOURIVAL

13900

PT

PT - PC do B - PSB

475

1,06

ASSIS CUNHA

45650

PSDB

PP - PSDB

469

1,05

PROFESSORA HÉDIMA

13013

PT

PT - PC do B - PSB

442

0,99

ZILDA

15644

PMDB

PMDB - PDT

423

0,94

ELIAS VITERBINO

15611

PMDB

PMDB - PDT

422

0,94

ANA MILEO

13218

PT

PT - PC do B - PSB

407

0,91

CHICO BELO

15678

PMDB

PMDB - PDT

370

0,83

HEBSON NÉ

15680

PMDB

PMDB - PDT

361

0,81

DITO

15610

PMDB

PMDB - PDT

326

0,73

GECY NÉ

12123

PDT

PMDB - PDT

321

0,72

NOVINHO

25123

DEM

PR - DEM

306

0,68

GALEGO

36123

PTC

PTC - PHS - PRP - PRTB - PT do B - PRB - PMN

301

0,67

SILVIO

13400

PT

PT - PC do B - PSB

296

0,66

ANTONIO BISPO

13555

PT

PT - PC do B - PSB

294

0,66

KABI PASSARELLI

22000

PR

PR - DEM

274

0,61

MARIA PAULA DO CRUZEIRO

33456

PMN

PTC - PHS - PRP - PRTB - PT do B - PRB - PMN

268

0,60

ARY CAVALCANTE

43456

PV

PV - PPS - PSDC - PSL

259

0,58

ZICO DO ASSURININ

14610

PTB

PTN - PTB

255

0,57

PROFESSOR EDINALDO

13200

PT

PT - PC do B - PSB

243

0,54

CLAUDIO FERNANDES

19111

PTN

PTN - PTB

239

0,53

XIMENES

22123

PR

PR - DEM

237

0,53

GEIDSON

22456

PR

PR - DEM

224

0,50

MARISA AGUIAR

10000

PRB

PTC - PHS - PRP - PRTB - PT do B - PRB - PMN

219

0,49

PINTO

70000

PT do B

PTC - PHS - PRP - PRTB - PT do B - PRB - PMN

210

0,47

NENA

27250

PSDC

PV - PPS - PSDC - PSL

206

0,46

CAMBITO

28888

PRTB

PTC - PHS - PRP - PRTB - PT do B - PRB - PMN

205

0,46

SAMUEL

65222

PC do B

PT - PC do B - PSB

205

0,46

REGINALDO

25555

DEM

PR - DEM

201

0,45

SALETE

15622

PMDB

PMDB - PDT

195

0,44

PROFESSORA EDNA TEIXEIRA/DEDA

17123

PSL

PV - PPS - PSDC - PSL

192

0,43

DIBUA DO CLOSE

23000

PPS

PV - PPS - PSDC - PSL

176

0,39

PROFESSORA VERENA

50123

PSOL

PSOL

166

0,37

LECIANO DA ESCRITA

43163

PV

PV - PPS - PSDC - PSL

164

0,37

JUVENAL DA BRASILIA

14640

PTB

PTN - PTB

162

0,36

DRº EDUARDO OU LACERDA

17177

PSL

PV - PPS - PSDC - PSL

160

0,36

DOMINGOS DO SINDICATO

13444

PT

PT - PC do B - PSB

157

0,35

CHIQUINHO DO ASSURINI

22567

PR

PR - DEM

155

0,35

ITEMAR

36000

PTC

PTC - PHS - PRP - PRTB - PT do B - PRB - PMN

153

0,34

MACAPA

19123

PTN

PTN - PTB

150

0,34

CLEONIS

22222

PR

PR - DEM

149

0,33

EDSON OU CARECA

23789

PPS

PV - PPS - PSDC - PSL

143

0,32

MARTA DA DOCE VICIO

45121

PSDB

PP - PSDB

143

0,32

LÉO

44444

PRP

PTC - PHS - PRP - PRTB - PT do B - PRB - PMN

142

0,32

CHIPAIA

15670

PMDB

PMDB - PDT

141

0,31

MARIELLI BATALHA

14699

PTB

PTN - PTB

141

0,31

CARLOS CARAMURU

10234

PRB

PTC - PHS - PRP - PRTB - PT do B - PRB - PMN

139

0,31

PROFESSOR ELIO

11633

PP

PP - PSDB

139

0,31

PROFESSORA LUCIMAR

43123

PV

PV - PPS - PSDC - PSL

137

0,31

DOUGLAS ARAUJO

23444

PPS

PV - PPS - PSDC - PSL

135

0,30

HELENILDA

15615

PMDB

PMDB - PDT

131

0,29

RONALDO LOPES

33123

PMN

PTC - PHS - PRP - PRTB - PT do B - PRB - PMN

128

0,29

VAGNEY

44000

PRP

PTC - PHS - PRP - PRTB - PT do B - PRB - PMN

128

0,29

PROFESSOR MARCIO

15660

PMDB

PMDB - PDT

125

0,28

DALILA

15646

PMDB

PMDB - PDT

121

0,27

CINÊ PANCADÃO

14677

PTB

PTN - PTB

115

0,26

NONATO CAMELÔ

25789

DEM

PR - DEM

112

0,25

MARQUINHO TIC TAC

28000

PRTB

PTC - PHS - PRP - PRTB - PT do B - PRB - PMN

108

0,24

DEUS

27630

PSDC

PV - PPS - PSDC - PSL

105

0,23

ANTONIO DA D20

14120

PTB

PTN - PTB

104

0,23

LUCIO COSTA

15675

PMDB

PMDB - PDT

103

0,23

GALVAO

22777

PR

PR - DEM

101

0,23

LEONARDO

13910

PT

PT - PC do B - PSB

96

0,21

NEGA DA PEIXARIA

15699

PMDB

PMDB - PDT

94

0,21

PASTOR SILAS

22333

PR

PR - DEM

87

0,19

CLÉO SOARES

45233

PSDB

PP - PSDB

80

0,18

VENTANIA

25678

DEM

PR - DEM

80

0,18

PEDRO OU PEDRINHO DA SATIL

11644

PP

PP - PSDB

69

0,15

ELIAS TAXISTA

23647

PPS

PV - PPS - PSDC - PSL

63

0,14

CABO MAUÉS

65200

PC do B

PT - PC do B - PSB

60

0,13

CICERO SILVA

25222

DEM

PR - DEM

53

0,12

SIG

25666

DEM

PR - DEM

50

0,11

JOÃO PRIMO

13300

PT

PT - PC do B - PSB

39

0,09

GIOVANDO DO GESSO

15685

PMDB

PMDB - PDT

37

0,08

RICARDO

13121

PT

PT - PC do B - PSB

37

0,08

PAULO SANTOS

13456

PT

PT - PC do B - PSB

34

0,08

NILDÃO

25735

DEM

PR - DEM

27

0,06

AMARO

22177

PR

PR - DEM

15

0,03

KELEN

19121

PTN

PTN - PTB

12

0,03

WAGNER FIGUEIRA-AMIGO DO XINGU

43043

PV

PV - PPS - PSDC - PSL

4

0,01

ALICE LAGES

22122

PR

PR - DEM

0

0,00

DARUKA

14444

PTB

PTN - PTB

0

0,00

DR VINICIUS

19644

PTN

PTN - PTB

0

0,00

EDU

23456

PPS

PV - PPS - PSDC - PSL

0

0,00

ELADIO LAMPIÃO

14123

PTB

PTN - PTB

0

0,00

ISAAC DA CELPA

45232

PSDB

PP - PSDB

0

0,00

total

%

Brancos:

616

1,30

Nulos:

1.990

4,20

Total de votos válidos:

44.765

94,50

Eleitores:

58.163

-

Comparecimento:

47.371

81,45

Total de seções:

171

-

Seções totalizadas:

171

100,00




sexta-feira, 3 de outubro de 2008

AGENDA DA IGREJA - 03 A 06 OUTUBRO

A pastoral da família da região de Altamira relembra aos casais que a reunião mensal da pastoral será nesta segunda-feira, dia 6 de outubro às 19h, na paróquia Imaculada Conceição. Também na segunda, às 19h, acontece a reunião com os agentes de pastoral da área da Catedral, nas dependências da Igreja.

Abaixo a programação para dos dias 3,4 e 5, respectivamente: sexta, sábado e domingo.

Na Catedral:

  • Adoração ao Santíssimo sexta, às 16:00h e missa às 19:45h;

  • Domingo haverá missa às 08:00H e às 19:45h;

Na Igreja Perpétuo Socorro:

  • Missa sexta feira, às 19:30h;

  • Domingo, missa às 08:00H e ás 18:30h;

Na Imaculada Conceição:

  • Adoração ao Santíssimo sexta feira, às 18:00h e missa da Mãe Peregrina nas casas das famílias, às 19:30h;

  • Domingo, missa às 08:00 e às 18:30h;


CAPELAS:

  • Nossa Senhora Aparecida, do bairro da Peixaria, primeira noite de novena sexta feira, às 19:30h, seguindo até o dia 10;

  • São Francisco de Assis, do Uirapuru, novena sexta feira, às 19:30h. Sábado a Igreja ficará aberta para visitação o dia todo, e às 19:30 acontece a novena e a noite da pizza;

  • São Francisco, do Boa Esperança, tem a procissão ecológica, sábado, às 19h, saindo da Escola José Edson Burlamaqui;

  • São Benedito e Nossa Senhora de Nazaré: missa sábado, às 19:30h;

  • São José, a missa é domingo, às 08:00h;

Aconteceu - de 29 de setembro a 03 de outubro


Dia 29/10
- 50 pequenas imagens de Nossa Senhora de Nazaré foram enviadas às famílias de Altamira numa cerimônia presidida pelo bispo do Erwin.
- A padroeira da Prelazia do Xingu e também dos paraenses será celebrada até o dia 26 de outubro, ocasião do encerramento das festividades.
- Os idosos da pastoral do idoso, da paróquia Imaculada Conceição, comemoraram o dia nacional do idoso com uma cerimônia na Igreja. A festa terminou com um café da manhã.
- Mais de 50 integrantes do terço dos homens, da comunidade São Lázaro, celebraram um ano de fundação do grupo orante. A festa terminou com um grande bolo oferecido à comunidade.
- A justiça de Altamira concedeu liminar favorável ao Estado quanto à gestão da unidade de saúde do bairro Mutirão, fechada há um ano e 7 meses. Os equipamentos já apresentam sinais de deterioração. A decisão foi justificada pelo abandono do empreendimento, que deveria suprir a carência da população do bairro quanto aos serviços de saúde.
- Seis serrarias em Uruará foram lacradas pelos fiscais do Ibama e da polícia federal. O material apreendido na operação foi trazido para Altamira, entre eles, um caminhão carregado de madeira para exportação.
- A polícia civil desmontou um laboratório de reprodução ilegal de CDS e DVD’s piratas numa casa do bairro Mutirão, e apreendeu vários aparelhos usados para o crime. O dono das máquinas, Miguel Gerônimo dos Santos, de 48 anos, vai responder por violação de direitos autorais, podendo pegar de 2 a 4 anos de prisão.
Dia 01/10
- Os policiais também apreenderam duas máquinas caçaníqueis numa oficina na avenida Perimetral. Elas teriam sido deixadas no local para concerto, e depois de apreendidas foram entregues à polícia federal.
- Os agentes federais levaram ao lixão da cidade mais de 50 máquinas de jogo de azar apreendidas em várias operações para serem destruídas. A decisão da ação foi do juiz federal Antonio Carlos Campelo, depois que uma perícia técnica constatou ilegalidade nos componentes das máquinas.
- O ministério público eleitoral e a polícia federal apreenderam dezenas de camisetas numa malharia, que teriam sido encomendadas por um partido político. A apreensão foi depois de uma denúncia anônima.
- As adoradoras do sangue de Cristo e a comunidade católica celebraram os 5 anos de chegada da urna mortuária de irmã Serafina Cinque a Altamira. Dom Erwin comparou a vida missionária de Serafina a de irmã Dóroty e disse que as duas foram sementes plantadas na Prelazia do Xingu.
Dia 02/10
- A polícia federal realizou pela primeira vez em Altamira a cerimônia da bandeira nacional. A solenidade é rotina em todas as delegacias federais do país e acontece sempre no primeiro dia útil de cada mês.