Site da Prelazia do Xingu Quer dar um basta à pirataria sem pagar nada? Dados estatísticos Altamira...
ARTIGOS DOM ERWIN: em Português ; em Alemão







BLOG ESTÁ INATIVO, SERÁ MANTIDO PARA FINS DE CONSULTAS - PARA NOTÍCIAS ATUAIS VÁ AO SITE DA PRELAZIA (LINK NO TOPO) .

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008



Dia 15/12
A Sagri distribuiu 220 sacos de sementes de arroz e 99 de milho aos agricultores familiares e instituições dos municípios de abrangência da regional. A Funai também voltou a receber as sementes depois de 15 anos, para levar às aldeias indígenas.

O diretor do instituto de criminalística do Pará ministrou a aula inaugural do curso de formação de peritos e auxiliares de Altamira. 17 aprovados no concurso receberão formação durante 5 meses.

Três rapazes chamaram a atenção de populares e das polícias quando resolveram escalar o alto da torre do Mirante. A descida só foi depois de muita negociação. Eles prestaram esclarecimentos na delegacia e foram liberados.

A dona de uma loja de bijuterias desabafou indignação depois de ter tido a loja dela arrombada e destruída pelos bandidos. Outro empresário, também foi vítima de roubo na casa dele, que fica nos altos de um prédio. Os ladrões levaram jóias e objetos.

Uma mulher acusada de tráfico de drogas foi presa em flagrante. Na casa dela foram encontrados diversos materiais roubados por adolescentes, que trocam os roubos pelo entorpecente.

Dia 16/12
Estudantes, professores e pessoas com deficiência participaram do primeiro encontro de saberes e práticas que promovem a inclusão. A organização foi do centro de apoio e promoção de acessibilidade, o Capais.

Dezenas de peregrinos caminharam pelo bairro Alberto Soares para celebrar a padroeira Santa Luzia. A santa da visão também recebeu homenagens de devotos nas ruas, pelo pagamento de graças alcançadas.




Os funcionários do fórum, promotores, defensores, juízes e advogados discutiram numa audiência interna o desenvolvimento dos trabalhos no fórum. Os juízes anunciaram uma correição para avaliar cerca de 10 mil processos da comarca.

Dia 17/12
O juiz corregedor do conselho nacional de justiça veio a Altamira conversar com os juízes sobre os problemas da comarca. A visita ocorre em todo o Estado do Pará, e será registrada num relatório para o Superior Tribunal de Justiça.

A justiça eleitoral diplomou os prefeitos e vereadores eleitos em 2008 nos municípios de Altamira, Brasil Novo e Vitória do Xingu. Foi a última ação da justiça no pleito eleitoral deste ano.

A polícia militar do Xingu incorporou 83 novos soldados em Altamira numa cerimônia com militares e familiares. Eles se juntarão agora aos 12 mil policiais formados no Estado.

Dia 18/12
As instituições sociais da cidade visitaram os dois novos procuradores recém-chegados ao ministério público federal de Altamira e falaram da problemática da região. Dom Erwin disse que este é um momento histórico.

Os alunos da escola Antonio Gondim Lins apresentaram a primeira mostra do projeto musiarte aos pais e convidados. Eles deram shows de flauta doce, teclado e canto. O projeto foi financiado este ano pela Oi de patrocínios culturais, governo do Estado e prefeitura.

Agenda da Igreja

A paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro fará sua assembléia de área pastoral sábado, com início às 15 horas. A assembléia será na comunidade São Lázaro. E neste domingo haverá curso para pais e padrinhos na Igreja Perpétuo Socorro, às 08:00h da manhã. Outras programações religiosas abaixo:

Na Catedral:
Domingo haverá missa às 8 e às 19:45h;

Na Igreja Perpétuo Socorro:
Domingo tem missa às 8 e às 18:30h;

Na Imaculada Conceição:
Domingo tem missa às 8h com batizados e missa também às 18:30h;

CAPELAS E SANTUÁRIO

Santuário Nossa Senhora de Nazaré e nas comunidades Nossa Senhora Aparecida do bairro Peixaria e Nossa Senhora Aparecida, do bairro Liberdade, acontece missa sábado, às 19:30h;

Sagrada Família, missa domingo, às 09:30h;

São Pedro, do Mutirão, missa domingo, às 17:00h;

São José missa no domingo, às 18:30h;

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

ACONTECEU


Dia 08/12
Mais de mil candidatos fizeram as provas do processo seletivo da UFPA em Altamira. Além dos 4 cursos da grade curricular, a UFPA oferta mais dois novos cursos para o campus de Altamira.

Foi uma festa de emoção o encerramento do ano letivo da escola Ciek. Os alunos da 4ª série se despediram da escola. Os demais resgataram a dança da arara vermelha e se divertiram num dia inteiro de programação.

Uma grande carreata pelas ruas do grande bairro de Brasília apresentou a imagem da Imaculada Conceição à comunidade. A trasladação da santa acontece pelo segundo ano consecutivo na paróquia. Este ano a Imaculada ficou aos cuidados da comunidade São Pedro, do bairro Mutirão.
Dia 09/12
E foi de lá que ela saiu em procissão pelas ruas na berlinda, carregada pelos fiéis paroquianos, fazendo várias paradas pelo percurso. O bispo do Xingu disse que Maria é o exemplo que inspira outras tantas mulheres de hoje.

A escola Cibb também encerrou o ano letivo em um dia de programações fora do colégio. Mais de trezentas crianças foram levadas para dormir no centro de formação Bethânia e viver 24 horas de atividades recreativas, artísticas e religiosas, que tiveram a ajuda de mães e voluntários.

Dia 10/12
Lucas Marinho, de 8 anos e Paulo Rogério Guimarães, de 28, foram vítimas de afogamento na Praia do Pajé. Os bombeiros fizeram buscas no local, mas os corpos só foram encontrados mais de 10 horas depois do ocorrido.

23 pessoas foram ouvidas pela justiça no processo que apura a compra de votos nas eleições municipais de Brasil Novo. Os denunciados e acusados são o prefeito e o presidente da câmara de vereadores, que foram reeleitos no pleito.


Dia 11/12
A polícia apreendeu materiais de jogos de azar e 507 reais em dinheiro com 5 pessoas acusadas de aplicar golpes com os jogos na cidade. O crime acontecia no parque de exposições de Altamira.

O bispo do Xingu e representantes de movimentos sociais da cidade entregaram documentos ao ministério público estadual e federal, pedindo repostas de casos de violação de direitos humanos ocorridos na região. O ato comemorou o 10 de dezembro, aniversário de 60 anos da declaração universal dos direitos humanos.

A Justiça de Altamira fez um mutirão para analisar processos de presos temporários e definitivos do presídio da cidade. Foram vistos 144 processos de detentos provisórios e de 81 condenados. O mutirão também já define quem será beneficiado com o indulto de natal e ano novo.

Agenda da Igreja

Neste fim de semana vai acontecer mais uma etapa de formação da escola de lideranças cristãs. Será no salão João XXII. E na próxima segunda-feira, dia 15, acontece a última reunião dos agentes de pastorais da região de Altamira. O encontro será na paróquia Imaculada Conceição, às 19:00h. Outras programações religiosas abaixo:

Na Catedral:
Domingo, missa às 08:00h e às 19:45h;

Na Igreja Perpétuo Socorro:
Domingo, missa às 08:00h e às 18:30h;

Na Imaculada Conceição:
Domingo, missa às 08:00h e às 18:30h;

CAPELAS
Santa Luzia, localidade do Arroz Cru, e também a Santa Luzia, da localidade do Cenec, missa sábado, às 10:00h;

Santa Luzia, do bairro Alberto Soares, procissão sábado, às 17:00hh, seguida de missa e arraial;

Santa Ana, missa sábado, às 17:30h;

Santa Rita e na Santa Clara, missa também sábado, às 19:30h;

São Lázaro, missa domingo, às 08:30h;

São Domingos, missa no domingo, às 10:00h;

São Frei Galvão, missa domingo, às 16:00h;

São Francisco de Assis, do bairro Boa Esperança, missa domingo, às 17:00h;

São Francisco de Assis, do Uirapuru, missa domingo, às 18:30h;

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

AGENDA DA IGREJA DE 06 A 07 DE DEZEMBROa

De hoje, dia 5 de dezembro, até o dia 12 a comunidade Nossa Senhora de Guadalupe, do quilômetro 23 Altamira/Marabá, está comemorando 10 anos das Santas Missões populares, os 20 anos das Comunidades Eclesiais de Base e também a padroeira. No dia 12 acontece a missa do Crisma, às 10:00h. Às 17:00h da tarde começa a procissão, a missa e o arraial.

A padroeira do bairro Brasília, Imaculada Conceição também começa a ser festejada com arraial amanhã, dia 6 de dezembro. Veja abaixo a programação de sábado e do domingo.

Catedral:
Sábado, missa às 18:00h;
Domingo, missa às 08:00h e às 19:45h;

Igreja Perpétuo Socorro:
Missa no domingo, às 08:00h e às 18:30h;

Imaculada Conceição:
Sábado é o encerramento da novena em honra à padroeira, às 19:30. Em seguida o arraial;
Domingo tem missa às 09:00hh, seguida da trasladação da santa em carreata até a comunidade São Pedro, no bairro Mutirão;
Domingo, às 18:30 haverá missa, seguida de arraial;

CAPELAS E SANTUÁRIO
Santa Luzia, do bairro Alberto Soares: Domingo continua a novena na Igreja, às 19:30h;

Nossa Senhora de Fátima, missa, sábado, às 18h;

Nossa Senhora Aparecida, da Peixaria, novena em honra a Santa Luzia, sábado, às 19:30h;

Santuário Nossa Senhora de Nazaré, missa também sábado, às 19:30h;

São José, missa domingo, ás 08:00Hh;

Sagrada Família, missa no domingo, às 09:30h;

São Francisco, do bairro Uirapuru, haverá missa domingo, às 18:30h;

ACONTECEU DEZEMBRO


Dia 01/12
A cantora Aline Venturi, do Rio de Janeiro, animou uma noite de programações voltadas para a família, no salão da Igreja Perpétuo Socorro. A cantora motivou a comunidade e testemunhou transformações ocorridas dentro da família dela.

A equipe samaritana, da paróquia Imaculada Conceição, diplomou alunos dos cursos de corte e costura e do projeto educar. Também agraciou com uma placa, os amigos samaritanos.

Dezenas de alunos de capoeira foram recebidos oficialmente no esporte com um grande batizado. Entre os batizandos estavam alunos excepcionais da Apae e os capoeiristas mais antigos, que receberam novos cordéis.

Dia 02/12

Bandidos arrombaram portas e cadeados de uma loja, no centro da cidade, e levaram máquinas fotográficas, celulares, notbook, materiais da vitrine, bicicletas e 3 mil reais em dinheiro. Os prejuízos foram contabilizados em cerca de 15 mil reais.

O bispo do Xingu se reuniu com movimentos sociais de Altamira para falar do Prêmio Verde das Américas 2008, recebido em Brasília na semana passada, por indicação dos índios. Dom Erwin também trouxe informações quanto a autorização da justiça para os estudos de impactos da hidrelétrica de Belo Monte.

Centenas de estudantes fizeram as provas do processo seletivo seriado da Uepa e do prise. Duas escolas da cidade foram usadas para a realização das provas. Os candidatos concorrem a vagas no cursos de matemática, física, biologia e ciências com licenciatura em química.

Dia 03/12
O conselho distrital de saúde indígena reuniu representantes das aldeias da região, de instituições e de órgãos governamentais para avaliar as ações nas comunidades e planejar outras futuras ações. Também discutiram possíveis mudanças na gestão da saúde indígena.

O movimento de mulheres e autoridades de Altamira, como o bispo Dom Erwin, prestigiaram a apresentação da tese de doutorado da professora da UFPA, Maria Ivonete Coutinho. A tese retrata a história das mulheres migrantes da Transamazônica.