Site da Prelazia do Xingu Quer dar um basta à pirataria sem pagar nada? Dados estatísticos Altamira...
ARTIGOS DOM ERWIN: em Português ; em Alemão







BLOG ESTÁ INATIVO, SERÁ MANTIDO PARA FINS DE CONSULTAS - PARA NOTÍCIAS ATUAIS VÁ AO SITE DA PRELAZIA (LINK NO TOPO) .

sábado, 28 de fevereiro de 2009

ACONTECEU


Dia 23/02
Um construtor foi vítima de uma bala durante uma troca de tiros na avenida Perimetral. Os tiros, segundo José Adair, seriam para ele, por causa de uma cobrança de dívida. A vítima do tiro foi socorrida pela polícia e não corre risco de morte.

Um agente da polícia federal foi preso acusado de agredir fisicamente um médico ortopedista da cidade. O motivo teria sido ciúmes de uma namorada. O médico, que teve os ossos do rosto quebrados, foi submetido a cirurgia. O policial, depois de dois dias detido, teve a prisão relaxada por um juiz de Altamira.

A renovação carismática católica promoveu uma noite de carnaval Cristão na paróquia Imaculada Conceição. Crianças e adultos participaram da festa.

Dia 24/02
Fiéis de 14 comunidades da zona rural também se divertiram no décimo quarto festival com Cristo, da comunidade Nossa Senhora de Guadalupe, no km 32 Altamira/Marabá. O festival também estudou a campanha da fraternidade.

Na Bethânia, o movimento dos focolares também promoveu um carnaval diferente em 3 dias de encontro. Mais de 70 pessoas participaram do retiro espiritual.

Dia 24/02
Gemerson William Ferreira se fazia passar por enfermeiro em Vitória do Xingu. Foi preso por ter comprado, sem pagar, 1.700 reais em mercadorias num comércio. A acusação contra ele é de estelionato.

Um estudante de 19 anos desapareceu na praia do Pedral durante um banho com os irmãos. Bombeiros e pescadores fizeram buscas. O corpo só foi encontrado mais de 24 horas depois.

Dia 25/02
A polícia apreendeu 9 petecas de craque e dois projéteis de bala com Fabrício Alves Botelho, de 26 anos, e ainda investiga a origem da droga.

O Altafolia levou uma multidão para a rua nas 4 noites de carnaval. O trio elétrico passou pelo corredor da folia animando os blocos de adultos e o infantil. A festa teve segurança reforçada, mas também registrou mais de duzentas detenções nos 4 dias de folia.

Dia 26/02
Dois assistentes de um projeto de pesquisa, da UFPA de Belém, visitaram o estúdio do cidade livre para estudar a difusão da comunicação na região. A pesquisa tem enfoque maior nas rádios comunitárias e deve ser finalizada até o início do ano que vem.

A missa das cinzas abriu em todas as Igrejas o tempo da quaresma, período de 40 dias de conversão e renovação da fé dos cristãos. A oração, o jejum e a esmola são as recomendações da Igreja até a páscoa de Jesus.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

ACONTECEU


Dia 16/02
O ministério público convocou audiência pública para encaminhar o destino do lixão em Altamira, que tem atraído enorme quantidade de urubus. A presença dos voadores tem ameaçado a segurança dos vôos na cidade e pode ocasionar o fechamento do aeroporto. Outras reuniões ainda devem acontecer também com a população de Vitória do Xingu.

O documentário “Mataram Irmã Dóroty” de Daniel Jungue, foi apresentado pela primeira vez àpopulação de Anapu, no dia do quarto aniversário de morte da religiosa. O filme relata os bastidores do julgamento dos acusados do crime e as razões do assassinato da irmã.

Ainda em Anapu, o Incra anunciou a liberação de créditos rurais para os assentados dos PDS’s. Os agricultores também reivindicaram ao Incra e ao ministério público federal, garantias de políticas públicas e assistência.

A polícia apreendeu vários objetos que estavam sendo carregados na rua por um homem em plena madrugada. Um militar à paisana foi reclamar os objetos. Chegou agressivo, danificou uma porta da delegacia e acabou preso.

O Ibama fiscalizou peixarias e feiras livres para combater a comercialização ilegal de peixes protegidos pela piracema. Os agentes ainda encontraram duas arraias, 5 passarinhos, um macaco pronto para o consumo, e peixes da espécie branquinha. Todas as apreensões configuram crime ambiental.

Dia 17/02
O plano de desenvolvimento regional sustentável do Xingu foi discutido numa consulta pública que reuniu alguns municípios da Transamazônica. A proposta, que já está pronta, quer incorporar as necessidades de cada localidade da região.

O fazendeiro Regivaldo Pereira Galvão saiu do presídio em liberdade beneficiado por um hábeas corpus do tribunal regional federal. Ele estava preso desde 26 de dezembro do ano passado, acusado de grilagem de terra e estelionato.

Secretários de saúde e coordenadores de centrais de regulação de 10 municípios da região discutiram as cotas de cada um para atendimento de pacientes no hospital regional, e reclamaram do sistema de agendamentos de consultas e exames. O coordenador dos hospitais regionais do Pará disse que o governo estadual vai executar medidas para melhorar o atendimento do hospital regional.

Dia 18/02
A infraero em Altamira ganhou novo superintendente. A posse de Raimundo Osmar Ferreira foi no saguão do aeroporto e teve a presença do superintendente do regional norte da Infraero.

Agentes do Ibama e da polícia federal estão recontando a madeira sem documentação estocada na serraria São José em Altamira. A empresa, que havia sido interditada no ano passado, foi flagrada em plena movimentação de pessoas, o que para a polícia, configura desobediência à ordem judicial.

Dia 19/02
O Ibama apreendeu 37 arraias num aquário comercial da cidade. 17 delas estavam acima do peso e tamanho permitidos para comercialização. A multa ao proprietário do aquário pode variar de 700 a mil reais.

O juiz da infância ouviu de entidades ligadas à causa da criança e do adolescente, denúncias da prática da exploração sexual infantil em Altamira, da falta de escolas nas localidades ribeirinhas e do não funcionamento das creches na cidade. O magistrado garantiu encaminhar todas as questões.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

ACONTECEU


Dia 09/02
São Lázaro foi homenageado em procissão pelas ruas do bairro Jardim Independente II. O santo da pobreza e também padroeiro dos animais foi saudado por famílias do bairro que também pagaram promessas.

O grupo Terço vivo de Maria, da comunidade Nossa Senhora de Nazaré, celebrou 10 anos formando um terço humano de oração dentro da Igreja. A celebração teve participação de adultos e várias crianças.

O Ibama doou cerca de 120 quilos de peixe à casa de saúde indígena e a Apae. As espécies estavam no período de reprodução e foram capturadas com pescadores no rio Iriri, numa operação do Ibama e polícia federal, que também apreenderam motores e redes de pesca.

Mais de mil candidatos à uma vaga na polícia militar fizeram o concurso em Altamira, que aconteceu em 3 escolas. O 16º batalhão da PM oferta 80 vagas para os homens e 10 para mulheres. As provas também aconteceram em outras 9 cidades paraenses.

Dia 10/02
Dois homens foram presos acusados de participar de um homicídio no bairro Nova Altamira. Eles negaram a participação no crime, que teria sido motivado por isqueiro.

O comitê municipal de combate à dengue teve a primeira reunião de trabalho para definir as ações de cada instituição. Os presidentes de bairros também participam do comitê, que vai promover reuniões de conscientização da população.

Uma equipe da TV Cultura, em parceria com o UNICEF visitou escolas rurais e urbanas em Altamira para produzir um documentário que vai retratar o funcionamento da rede de aprendizado. Altamira foi o único município da região norte, escolhido para subsidiar a produção.

Dia 11/02O diretor do hospital regional anunciou ao conselho de saúde a contratação de mais dois especialistas para Altamira e partilhou os números de atendimentos feitos em 2008. Os conselheiros questionaram a dificuldade de acesso a urgência e emergência do regional e a grande fila de pacientes que precisa esperar muito tempo pelo agendamento de consultas e exames.

O dono de uma moto roubada em Altamira decidiu fazer as buscas sozinho e acabou encontrando o veículo em Medicilândia na posse de um vizinho dele. O vizinho, Renato Nascimento, negou o furto da moto e disse que era carona na hora da abordagem da polícia.

Dia 12/02

Luis Henrique da Silva foi a júri popular por um assassinato e outra tentativa ocorridas em 2006. O réu foi condenado a 9 anos de prisão.

20 presos da ala carcerária da delegacia foram transferidos para o presídio por causa da superlotação. A carceragem, que tem 7 celas, tem capacidade para 50 detentos e já acomodava mais de 70.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

ACONTECEU



Dia 02/02
Uma jovem foi presa acusada de invasão a uma residência. Ela teria tentado agredir uma família com uma faca e vai responder por ameaça e invasão de domicílio.
Um homem também acabou preso acusado de agredir a esposa dele. Ederaldo Souza pode pegar até 4 anos de prisão pelo crime.

Uma equipe de trabalho visitou os açougues do mercado municipal para verificar as licenças de funcionamento, ambiental, de saúde e a higienização dos locais e da carne vendida. As fiscalizações deverão ter continuidade nos açougues das feiras livres. Quem não se adequar poderá ser multado e ter o estabelecimento interditado.

Mais de 200 candidatos a uma vaga nos cursos da UFPA fizeram as provas da terceira fase do PSS em Altamira e Uruará. A universidade oferece quase 200 distribuídas vagas em 6 cursos aqui na região.

A final da copa SOS Vida de Futsal sub 17 foi festiva no ginásio poliesportivo da Brasília. As equipes campeãs das modalidades masculina e feminina, foram premiadas em quadra. A coordenação do evento disse que os objetivos da copa foram alcançados.

Dia 03/02
Catequistas de vários lugares da Prelazia do Xingu se encontraram na Bethânia para estudar o texto base da catequese no Brasil. O grupo partilhou histórias de anos dedicados ao serviço de propagação do evangelho.

Um estudante de 19 anos se suicidou no banheiro da casa dele por causa do rompimento de um namoro que durou 8 meses. O rapaz ainda deixou uma carta de 4 páginas se despedindo da família e explicando o motivo do suicídio.

A caravana da Transamazônica desembarcou de volta em Altamira, depois de uma semana de participação no fórum social mundial em Belém. Na volta, a animação e a esperança de que o recado do Xingu foi ecoado para todo o resto do mundo.

Dia 04/02
Um trabalhador braçal foi trazido pela polícia de Medicilândia acusado de tráfico de entorpecentes. Ele negou o crime e disse que foi vítima de armação da polícia militar daquele município.

Dia 05/02
Uma grande festa eucarística celebrou os 25 anos de vida religiosa de Irmã Suely e os 50 anos religiosos de irmã Regina. Além de festejar o jubileu de ouro e prata, as irmãs também comemoraram o aniversário de nascimento da fundadora da Congregação, Santa Maria de Mattias.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

LA SALLE

CURSOS E ATIVIDADES GRATUITAS

INÍCIO: MARÇO DE 2009



CURSOS

TURNO

DIAS DA SEMANA

HORÁRIO

PRÉ-REQUISITO

VAGAS

DATA DE INICIO

ARTESANATO

Ponto Cruz- 50h

MANHÃ

2ª 4ª e 6ª

08h às 11h

A partir dos 16 anos

15

02/03

Bombons – 30 h

MANHÃ

3ª E 5ª

08h às 11h

A partir dos 16 anos

30

03/03

Pintura em Tecido – 60 h

TARDE

2ª 4ª e 6ª

14h às 17h

A partir dos 16 anos

15

02/03

Bombons – 30 h

TARDE

3ª E 5ª

14h às 17h

A partir dos 16 anos

30

03/03

COMUNICAÇÃO

Inglês Básico I- 60 h

NOITE

2ª e 4ª

3ª e 5ª

19h:30min às 21h30min.

A partir dos 14 anos

40

02/03

03/03

Redação – Produção Textual- 60 h

NOITE

2ª e 4ª


19h:30min às 21h30min.

A partir dos 16 anos.

30

02/03

ADMINISTRATIVO

Secretariado Administrativo – 80 h

NOITE

Segunda a Quinta

19h:30min às 21h30min.

Idade:

a partir dos 16 anos

Escolaridade: Ensino Médio Completo ou Cursando.

Conhecimentos de informática.

25

02/03

Técnicas de Vendas e de Atendimento – 40 h

NOITE

Segunda a Quinta

19h:30min às 21h30min.

Idade:

a partir dos 16 anos

Escolaridade: Ensino Médio Completo ou Cursando

25

02/03

BELEZA

Embelezamento de Pés e mãos 50 h

TARDE

2ª, 4ª e 6ª

14h às 17h

A partir dos 16 anos

20

02/03

ATIVIDADES

Capoeira

MANHÃ E TARDE

2ª, 4ª e 6ª

9h30min às 10h30min


15h às 16h

Crianças e Adolescentes

08 a 16 anos

80

16/03

Flauta Doce

MANHÃ E TARDE

2ª, 4ª e 6ª

08h às 10h

14 às 16h

Crianças e Adolescentes

08 a 16 anos

40

16/03

Escolinhas Esportivas

MANHÃ E TARDE

2ª, 4ª e 6ª

08h às 10h

14 às 16h

Crianças e Adolescentes

08 a 16 anos

80

16/03

Dança Contemporânea

(Balé)

MANHÃ E TARDE

2ª, 4ª e 6ª

10h às 11h

16 às 17h

Crianças e Adolescentes

08 a 16 anos

40

16/03

Ginástica

NOITE

2ª a 5ª

18h30min às 19h30min

Mulheres

25 a 50 anos.

50

16/03




ORIENTAÇÕES AOS INTERESSADOS NOS CURSOS E ATIVIDADES:


MATRÍCULAS DOS CURSOS:

16 a 27 DE FEVEREIRO DE 2009



MATRÍCULAS NAS ATIVIDADES:

02 A 06 DE MARÇO DE 2009- ALUNOS ATENDIDOS ANO PASSADO.


09 A 13 DE MARÇO DE 2009 – ALUNOS NOVOS



ATENDIMENTO 08h-11h/14h-17h.

Salão João XXIII. Rua 1º de Janeiro, 1490.

INFORMAÇÕES: 3515 0147


O ato da matrícula se efetivará mediante a disponibilização de todos os documentos (cópias) exigidos e também pela comprovação da necessidade de assistência social.


  1. É permitido inscrever-se em até dois cursos.

  2. Todos deverão renovar seu cadastro, apresentando a documentação completa, mesmo os já cadastrados no Centro de Assistência Social La Salle.


Documentação para participantes maiores de 18 anos:

  • Carteira de Identidade;

  • CPF

  • Foto 3x4

  • Atestado de Freqüência para os estudantes (se estiverem freqüentando aula regular);

  • Comprovante de endereço: (cópia de um destes) conta de água, luz, telefone

  • Comprovante de renda: (cópia de um destes) contra-cheque, declaração de autônomo, extrato do INSS, Carteira Profissional aos desempregados, pensão alimentícia e/ou outros: Bolsa Família, Bolsa Escola...

Documentação para participantes menores de 18 anos:

  • Carteira de Identidade ou C. Nascimento;

  • Foto 3x4

  • Atestado de Freqüência para os estudantes;

  • Comprovante de endereço: (cópia de um destes) conta de água, luz, telefone

  • Carteira de Identidade do responsável;

  • Comprovante de renda do responsável: (cópia de um destes) contra-cheque, declaração de autônomo, extrato do INSS, Carteira Profissional aos desempregados, pensão alimentícia e/ou outros: Bolsa Família, Bolsa Escola...

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Aconteceu



Dia 26/01
A caravana do fundo Dema, formada por lideranças sociais da Transamazônica, estudantes e índios, levou mais trezentas pessoas ao fórum social mundial em Belém. Pelo menos 12 ônibus saíram cheios de Altamira.

O ministério do desenvolvimento agrário entregou 10 arcas das letras para comunidades ribeirinhas do Xingu. A arca, que comporta 190 livros e que fica aos cuidados de um agente, quer incentivar a leitura no meio rural.

O bispo do Xingu comemorou seus 28 anos de vida episcopal celebrando na Catedral, mesma Igreja onde aconteceu a grande cerimônia em 25 de janeiro de 1981. Dom Erwin relembrou a data e recebeu o carinho dos fiéis.

O aniversário de nascimento de padre Fritz também reuniu uma legião de fieis na Igreja. O padre foi homenageado no altar por adultos e crianças e ainda ganhou uma festa preparada pelos amigos.

Dia 27/01
O dono de uma loja denunciou uma tentativa de arrombamento ao estabelecimento dele. A polícia prendeu Thiago Gomes, acusado do crime e ainda procura mais dois homens que estariam com ele. Thiago confessou a prática de furtos.

Populares detiveram e entregaram à guarda municipal, um homem que tentava furtar uma bicicleta no mercado municipal. O acusado, que estava embriagado, disse à polícia que pegou a bicicleta por engano.

Moradores do bairro Nova Altamira aprenderam técnicas do cultivo de hortaliças orgânicas, que serão produzidas dentro de seus próprios quintais. As dicas foram repassadas pelos técnicos da Emater.

Dia 28/01
Uma mãe desabafou a revolta em ter perdido a filha de 11 anos pela imprudência de um caminhoneiro. A menina foi atropelada quando caminhava pelo acostamento da PA 415. O motorista fugiu sem prestar socorro.

Dois homens foram presos portando arma sem a licença. Uma das armas era de fabricação caseira e impressionou a polícia pela perfeição.

Uma prova de tiro no 51 Bis reuniu vários integrantes das forças de segurança da cidade. O evento comemorou o trigésimo quarto aniversário do batalhão de infantaria e selva em Altamira.