Site da Prelazia do Xingu Quer dar um basta à pirataria sem pagar nada? Dados estatísticos Altamira...
ARTIGOS DOM ERWIN: em Português ; em Alemão







BLOG ESTÁ INATIVO, SERÁ MANTIDO PARA FINS DE CONSULTAS - PARA NOTÍCIAS ATUAIS VÁ AO SITE DA PRELAZIA (LINK NO TOPO) .

sábado, 28 de março de 2009

ACONTECEU


Dia 23/03
A polícia apreendeu crake, 214 reais em dinheiro e uma munição de pistola 380, que estaria em posse de dois homens acusados de tráfico de drogas. Segundo a polícia, eles fazem parte de uma quadrilha que alimenta o comércio de entorpecentes em Altamira.

A CPI da Assembléia Legislativa, que investiga crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no Pará, ouviu dois funcionários da Sefa em Altamira, sobre o caso João Flores, o auditor fiscal acusado de abusar sexualmente da filha de uma servidora em 2006 aqui no município. A CPI também ouviu a adolescente de 15 anos e recebeu outros casos de violação dos direitos da criança e do adolescente em Altamira.

Os kombeiros de Altamira cobraram da prefeitura o monitoramento aos taxistas de Brasil Novo e de Vitória do Xingu que fazem transporte de passageiros livremente sem pagar impostos ao município. O demutran garantiu rigor nas fiscalizações, em cumprimento ao acordo feito com o ministério público.

Dia 24/03
A governadora Ana Júlia, inaugurou em Altamira o infocentro da equipe samaritana, entregou os kits escolares aos alunos do ensino médio e assistiu a uma vídeo-conferência no hospital regional, que também está ligado ao Programa Navega Pará. Ana Júlia também anunciou que o hospital do Mutirão será transformado em unidade de pronto atendimento.

O reitor do Instituto Federal de Educação, ciência e tecnologia do Pará, antigo Cefet, anunciou a vinda de novos cursos e especializações para a área do campo em Altamira. A sede do IFPA deverá receber novas instalações ainda neste mês.

As polícias civil e militar se reuniram com moradores dos bairros Bela Vista e Parque Ipê para ouvi-los sobre os problemas que geram violência nas duas localidades. O superintendente propôs parcerias para garantir mais segurança aos bairros. Os moradores aprovaram a iniciativa.

Dia 25/03
Um motorista foi parar dentro do rio Xingu com o carro, depois de um problema no freio do veículo. Ele só sobreviveu porque conseguiu sair a tempo pela janela, mas antes atropelou um ciclista, que ficou gravemente ferido. O carro ainda levou para o fundo do rio um barco que estava ancorado na margem.

Um representante do ministério do trabalho capacitou os funcionários do Sine para trabalhar na emissão de carteiras de trabalho, feita até então somente pelo ministério do trabalho. Servidores de Uruará e Anapu também participaram do curso.

Os técnicos e agentes de saúde e de endemias decidiram em assembléia aderir à greve dos dentistas e médicos do município. A categoria também reivindica reajuste salarial e valorização.

sexta-feira, 13 de março de 2009

ACONTECEU


Dia 09/03

O movimento de mulheres promoveu um seminário no dia internacional da mulher para discutir a lei Maria da Penha e sua efetivação. A regularização da delegacia da mulher também foi questionada. O diretor da Susipe no Pará anunciou a construção de uma ala feminina no presídio de Altamira.

O 8 de março também foi comemorado com um dia de ação global para mulheres de toda a cidade. Elas ganharam atendimentos de saúde, de cidadania e de beleza. As crianças que acompanharam as mães também tiveram orientações educativas e recreação.

Uma escritora de Altamira lançou o livro Soldados da Borracha – um herói no anonimato, que resgata a história dos seringueiros que trabalharam no xingu na época da segunda guerra mundial. A autora autografou os livros e recebeu carinho de amigos.

Dia 10/03

O novo superintendente da polícia civil ganhou um café da manhã especial de boas vindas oferecido pelos movimentos e entidades sociais. Ele é o primeiro delegado a assumir uma superintendência por indicação popular.

Dia 11/03

Marlon Uchoa Castelo Branco foi condenado pelo júri popular de Altamira a dois anos de prisão em regime aberto. Ele é acusado de homicídio e lesão corporal grave num acidente ocorrido no ano de 2000, que acabou matando mãe e filho.

Dia 12/03

O conselho deliberativo das reservas extrativistas do Iriri e do riozinho do Anfrísio aprovou planos de uso das resexs e discutiu a ausência do poder público na área da saúde e da educação nas reservas.

Dia 12/03

O dia mundial do rim foi comemorado com uma caminhada educativa pelas ruas de Altamira, coordenada por médicos do hospital regional. A ação orientou que a prevenção é o caminho para evitar as doenças renais.

Agentes do demutran fizeram barreiras para orientar taxistas de Vitória do Xingu sobre o acordo de trânsito com passageiros dentro do perímetro de Altamira. A abordagem aconteceu na entrada da cidade.

O corpo de bombeiros foi acionado para resgatar uma cobra jibóia de cerca de 2 metros e uma preguiça. Os animais apareceram em via pública.

terça-feira, 10 de março de 2009

ACONTECEU


Dia 03.03
A campanha da fraternidade 2009 foi lançada oficialmente em Altamira, com uma missa campal, em frente a delegacia para enfatizar o tema: Segurança Pública, e o lema: A paz é fruto da justiça. O superintendente da polícia civil no Xingu também participou e elogiou a abordagem da Igreja com o tema.

Léo Batista denunciou à polícia uma tentativa de homicídio contra ele. Um acusado do crime foi preso.

Duas motos que haviam sito furtadas em Altamira foram recuperadas em Vitória do Xingu. A polícia acredita na existência de uma quadrilha que vem praticando os crimes na região.

91 novos soldados incorporam no exército durante uma cerimônia que envolveu as famílias deles e militares convidados. A maioria dos recrutas pretende seguir carreira militar.

04/03
Índios não aldeados de Altamira e não reconhecidos como índios nos nomes, conseguiram que a defensoria pública iniciasse os processos que vão incluir em suas certidões de nascimento os nomes de suas etnias, que somam 8 no total. A iniciativa é baseada num estudo feito na região em 2007 pelo Instituo Humânitas. Depois de reconhecidos judicialmente os índios poderão requerer benefícios na área da saúde e no social.

O Ministério Público voltou a convocar instituições governamentais de Altamira para discutir a situação do lixo da cidade, que atrai urubus e compromete a rota de vôos da Infraero. A decisão foi de formar uma equipe de monitoramento dos resíduos sólidos do município.

O campus da UFPA de Altamira promoveu dois dias de ações integradas entre as faculdades da instituição. Professores, alunos e funcionários também avaliaram as falhas na educação, que refletem no baixo índice de aprovação nos vestibulares da instituição.

Os alunos de Educação Física da Uepa concluíram a disciplina Fundamentos e Métodos da Dança com uma apresentação de 4 ritmos dançantes. Eles foram prestigiados por uma platéia calorosa e avaliados em vários quesitos pela professora da disciplina.

Dia 05/03
As Irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo celebraram 175 anos de fundação da congregação, por Santa Maria de Mattias. A missa foi celebrada pelos irmãos de congregação, os Missionários do Sangue de Cristo.

Instituições governamentais, ong’s, ribeirinhos e índios discutiram por dois dias as políticas de atendimento dos órgãos do governo às populações tradicionais e indígenas. Nas discussões: a delimitação de áreas de reservas e uma proposta do Congresso Nacional em reduzir o parque nacional da Serra do Pardo, na Terra do Meio.