Site da Prelazia do Xingu Quer dar um basta à pirataria sem pagar nada? Dados estatísticos Altamira...
ARTIGOS DOM ERWIN: em Português ; em Alemão







BLOG ESTÁ INATIVO, SERÁ MANTIDO PARA FINS DE CONSULTAS - PARA NOTÍCIAS ATUAIS VÁ AO SITE DA PRELAZIA (LINK NO TOPO) .

sexta-feira, 24 de julho de 2009

ACONTECEU


Dia 20/07
O corpo de bombeiros deu início às fiscalizações nas embarcações com excesso de passageiros que seguem rumo às praias. Banhistas e donos de barcos começaram a ser orientados quanto aos equipamentos de segurança e a tripulação permitida.

Lideranças sociais, religiosa, indígenas e procuradores federais embarcaram à Brasília para uma audiência com o presidente Lula. Foram discutir os impactos ambientais e sociais de uma usina hidrelétrica no Xingu.

Dia 21/07

Os mesmos impactos são apresentados no vídeo institucional da hidrelétrica de Belo Monte e nos mapas do Eia Rima, disponibilizados para consultas. Os comerciantes das áreas atingidas pela enchente do domingo de páscoa, já falam no medo e na incerteza do futuro se tiverem que deixar os locais onde vivem e trabalham, caso a usina comece a ser construída.

Antonio Moraes Paixão foi preso acusado de ter matado e enterrado a esposa dele no fundo do lote, no município de Medicilândia. O crime foi dois anos atrás. O agricultor, que confessou a autoria do homicídio à polícia, vai responder também por ocultação de cadáver.

O Instituto Federal do Pará recebeu os novos alunos do programa Pró-campo cidadão, que oferta formação superior aos educadores do campo. Os mais de 40 alunos de vários municípios da região estudarão no período intervalar durante 4 anos.

Dia 22/07
A colisão entre uma moto e um carro na rodovia Ernesto Acioly deixou ferido o motociclista, que foi levado às pressas ao hospital. Os veículos foram encaminhados para a delegacia.

Dia 23/07

A diretoria da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Pará anunciou em Altamira a futura instalação de um posto da Arcon no município. A agência vai cadastrar e fiscalizar as cooperativas e associações que prestam serviço com transportes alternativos na região.

O ex-presidiário Lucivaldo Batista foi preso acusado de furtar oficinas de lanternagem na cidade. Ele foi denunciado por 9 vítimas. Uma delas o reconheceu na delegacia.

O promotor de meio ambiente, Emério Mendes, analisou dados dos relatórios dos órgãos de meio ambiente, inspeção sanitária, saúde e segurança, colhidos em várias inspeções feitas no balneário do Pedral. O promotor disse que a praia é uma área de preservação permanente, próxima de sítios arqueológicos que precisam ser conservados, e que as mesmas cobranças serão estendidas a outras praias da região.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Aconteceu


Dia 06/07
Os cabos e soldados da polícia militar fizeram o concurso para as 400 vagas a terceiro sargento da PM do Pará. As provas aconteceram em 5 municípios e na capital. Em Altamira participaram 66 candidatos.

O primeiro festival de música do SESI apresentou 7 trabalhadores de Altamira das indústrias parceiras do serviço social. Os candidatos concorreram nas categorias interpretação e composição inédita. Os primeiros colocados foram classificados para a etapa estadual, que acontecerá em Belém.

A comunidade Santa Ana promoveu sua sétima festa julina numa rua fechada do bairro com apresentação de danças dos catequisandos. Os recursos da festa serão aplicados na construção da cerca da Igreja, que existe há 2 anos no bairro.

Dia 07/07
A polícia militar recolheu da rua um rapaz viciado em cola de sapateiro. Ele tinha um saco com cola e uma bicicleta. Não soube dizer o endereço dele e apresentava distúrbios mentais.

Mais de 105 candidatos a uma vaga de brigadistas começaram a ser treinados em Altamira. O Ibama vai selecionar 24 deles, para atuar durante 6 meses no combate aos focos de queimadas nas unidades de conservação da região.

Dia 08/07
O diretor do Instituto de perícias científicas Renato Chaves veio a Altamira acompanhar a construção da mais nova unidade que vai atender a Transamazônica. Também diplomou os médicos legistas, peritos e auxiliares aprovados no último concurso, que começarão o trabalho em agosto, nos hospitais parceiros aqui do município.

Um braçal foi preso acusado de tentar matar com um canivete a esposa e o irmão dele. O crime foi na localidade Tijuca, na Vila Nova, no município de Senador José Porfírio.

O conselho distrital de saúde indígena elegeu a nova presidência que assume a gestão por 2 anos. Os conselheiros também discutiram e avaliaram as mazelas da saúde indígena no Brasil.

Dia 09/07
A secretaria de meio ambiente reuniu donos de bares da praia do pedral para discutir a interdição temporária do balneário, recomendada pelo ministério público. Eles foram orientados a cumprir normas de higiene exigidas pela vigilância sanitária e de limpeza do meio ambiente.

Estudantes e representações de entidades ligadas à causa da infância discutiram as diretrizes da política da infância e juventude na sétima conferência municipal dos direitos da criança e do adolescente. As propostas de Altamira serão apresentadas na conferência estadual, em Belém

sábado, 4 de julho de 2009

Aconteceu



Dia 29/06
Arledson, de 23 anos, foi preso em flagrante com 16 petecas de crack. Ele tentava vender a droga no momento da abordagem.

Dia 30/06
A secretária de saúde do Estado visitou o hospital municipal de Altamira, a sede da Sespa regional, conversou com conselheiros e secretários de saúde de vários municípios e anunciou a reabertura da unidade de saúde do bairro Mutirão num prazo de 60 dias. Também garantiu melhorias para Vitória do Xingu e Castelo de Sonhos.

O Instituo Chico Mendes e a Companhia Nacional de Abastecimento discutiram com ribeirinhos das resex’s do Xingu, as políticas de investimento para valorização da produção ribeirinha. Moradores de três reservas extrativistas receberam apoio financeiro para comercializar as produções.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi festejada pelas ruas da cidade. Os peregrinos agradeceram graças e celebraram o exemplo do amor de Maria.

Dia 01/07
Profissionais da saúde dos municípios de abrangência da Sespa regional foram capacitados para trabalhar no diagnóstico do vírus da gripe suína, que já chegou ao Pará. Os municípios irão monitorar a entrada de pessoas nas cidades nos aeroportos, rodoviárias e hidroviárias.

O ministério público orientou músicos, donos de bares e restaurantes sobre o nível de decibéis permitidos por lei em ambientes noturnos. O sindicato dos músicos questionou o nível de decibéis, que poderá prejudicar o trabalho dos artistas que tocam na noite.

Os vereadores de Altamira encerraram o primeiro período legislativo com entrega de comendas. 20 pessoas da cidade foram agraciadas com o título cidadão altamirense.

Dia 02/07
Um rapaz de 21 anos matou a ex-esposa, também de 21 anos, com um tiro e se suicidou em seguida. Ele não aceitava o fim do casamento.

Dois acusados de roubar uma moto e dinheiro em Medicilândia foram capturados e trazidos para Altamira. Apenas um deles confessou o crime.

A justiça de Altamira suspendeu por mais 60 dias a reintegração de posse das casas populares no bairro Paixão de Cristo. Os ocupantes das casas serão visitados pela prefeitura para um levantamento sócio-econômico. Uma nova audiência foi marcada para setembro.