Site da Prelazia do Xingu Quer dar um basta à pirataria sem pagar nada? Dados estatísticos Altamira...
ARTIGOS DOM ERWIN: em Português ; em Alemão







BLOG ESTÁ INATIVO, SERÁ MANTIDO PARA FINS DE CONSULTAS - PARA NOTÍCIAS ATUAIS VÁ AO SITE DA PRELAZIA (LINK NO TOPO) .

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Seja legal, seja BrOffice

Os principais programas que compõe o chamado Office da Microsoft são:

Editor de texto= Word, Editor de Planilhas= Excel, Edito de Banco de dados= Access, Editor de Slides= PowerPointe (alguns chamam de Data-Show)

Muita gente gosta, ou mesmo não gostando paga caríssimo por eles. Uma grande maioria por achar caro ou não poder pagar prefere pirateá-los. Os donos desses programas prometem multas altíssimas para quem faz isso e ainda deixam o “gosto” de infração na boca de quem mal tem o dinheiro para comprar um microcomputador.

No entanto, você não precisa se tornar um contraventor por causa da necessidade de ter um editor de textos de qualidade. Que tal um Office de excelente qualidade? O BrOffice.org é em português, constantemente melhorado e gratuito.Você poderá colocar seus dados pessoais no programa na hora da instalação com a satisfação de ser seu para o uso.

Pode alguém oferecer algo tão bom sem custo? A resposta é não. Mas, não se trata de uma pessoa mas uma comunidade inteira, que em vários países vem desenvolvendo esta suíte. E com a participação dos usuários. Cada um com sua qualidade e conhecimento, ajuda a melhorar cada vez mais o que já é bom.

Muitas empresas já estão na área contribuindo com este programa de código aberto, que roda em Windows também. Você pode migrar devagarinho e aos poucos ir saboreando esta novidade. Pois o BrOffice aceita e grava no padrão *.doc.

Faça o Download do BrOffice http://www.broffice.org e aproveite no portal para baixar alguns arquivos do “Escritório aberto” http://www.broffice.org/escritorio_aberto para sentir a funcionalidade de conjunto de programas.

Agora vou apresentá-los um a um para você que ainda não conhece:

Editor de texto= Writer

Editor de Planilhas= Calc

Edito de Banco de dados= Base

Editor de Slides= Impress (alguns chamam de Data-Show)

Editor Gráfico= Draw

Editor de Fórmulas= Math

Minha experiência é com o Writer, Calc, Base e Impress. Achei-os fornidáveis para não dizer mais.

Para quem gosta de trabalhar com Banco de dados, uma agradável surpresa, o Base já vem com o Mysql embutido e permite colocar fotos, coisa que nunca consegui fazer no Access. É necessário baixar o Java Runtime (jre) www.java.com/pt_BR/download .

Faça um teste vale a pena mesmo.

Outra coisa ainda, caso você seja um entusiasta do software livre, na página do portal http://www.broffice.org/gubro-pa , participe do grupo de usuários do Estado do Pará.

João Alberto Garcia

Contador de visitas Acessos