Site da Prelazia do Xingu Quer dar um basta à pirataria sem pagar nada? Dados estatísticos Altamira...
ARTIGOS DOM ERWIN: em Português ; em Alemão







BLOG ESTÁ INATIVO, SERÁ MANTIDO PARA FINS DE CONSULTAS - PARA NOTÍCIAS ATUAIS VÁ AO SITE DA PRELAZIA (LINK NO TOPO) .

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

INDÍGENAS NÃO ACEITAM IMPOSIÇÃO DO GOVERNO

Indígenas fazem um dia de manifestação em Altamira contra a decisão do governo em extinguir a FUNAI em Altamira.

Índios ocupam o prédio da Funai desde a ultima quinta-feira. Hoje por volta das 07:30 indígenas de nove etnias fecharam a rua coronel Jose Porfirio em frente da UFPA, eles protestam contra a extinção da administração da fundação nacional do índio obedecendo a um decreto do presidente que reestrutura o órgão em todo o Brasil.

Armados e pintados para guerra os índios dançaram em meio a via publica e impediram a passagem de veículos pelo local. Em seguida um grupo foi até o coordenador da UFPA comunicar que os indígenas estavam ocupando todo o campus .

Policia militar esteve observando a manifestação pacífica. Já os alunos da universidade se mostravam preocupados com a situação das aulas, mas apoiavam o movimento indígena.

Com a extinção da funai de Altamira, mais de quatro mil índios vão ficar sem o apoio do órgão aqui na região, prejudicando as nove etnias existentes. Eles afirmam que não vão deixar o local enquanto não houver negociação com o governo federal e aguardam a chegada de outros indígenas para continuar a manifestação.

Colaboração: Patrícia Costa, Roney Santana, Benilza Miranda