Indígenas fazem um dia de manifestação em Altamira contra a decisão do governo em extinguir a FUNAI em Altamira.
Índios ocupam o prédio da Funai desde a ultima quinta-feira. Hoje por volta das 07:30 indígenas de nove etnias fecharam a rua coronel Jose Porfirio em frente da UFPA, eles protestam contra a extinção da administração da fundação nacional do índio obedecendo a um decreto do presidente que reestrutura o órgão em todo o Brasil.
Armados e pintados para guerra os índios dançaram em meio a via publica e impediram a passagem de veículos pelo local. Em seguida um grupo foi até o coordenador da UFPA comunicar que os indígenas estavam ocupando todo o campus .
Policia militar esteve observando a manifestação pacífica. Já os alunos da universidade se mostravam preocupados com a situação das aulas, mas apoiavam o movimento indígena.
Com a extinção da funai de Altamira, mais de quatro mil índios vão ficar sem o apoio do órgão aqui na região, prejudicando as nove etnias existentes. Eles afirmam que não vão deixar o local enquanto não houver negociação com o governo federal e aguardam a chegada de outros indígenas para continuar a manifestação.
Colaboração: Patrícia Costa, Roney Santana, Benilza Miranda