Site da Prelazia do Xingu Quer dar um basta à pirataria sem pagar nada? Dados estatísticos Altamira...
ARTIGOS DOM ERWIN: em Português ; em Alemão







BLOG ESTÁ INATIVO, SERÁ MANTIDO PARA FINS DE CONSULTAS - PARA NOTÍCIAS ATUAIS VÁ AO SITE DA PRELAZIA (LINK NO TOPO) .

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Entidades Manifestam apoio ao Bispo Dom Erwin

CARTA DE APOIO E SOLIDARIEDADE AO BISPO DOM ERWIN KRAUTLER

Os movimentos sociais, as comunidades rurais e urbanas, lideranças pastorais, homens e mulheres da Transamazônica e Xingu vêm de público manifestar sua indignação diante das agressões morais que têm sido feitas ao Bispo da Prelazia do Xingu tentando mais uma vez destruir a sua imagem diante da população. O povo católico e a sociedade em geral sentem-se profundamente desrespeitados quando seu principal líder e pastor é alvo de explicitas ações de difamação e criminalização por causa de sua defesa incondicional aos direitos humanos, ambientais e culturais das populações dessa região.

Dom Erwin Krautler possui uma história de mais de quatro décadas de dedicação ao povo dessa região, em especial aos mais carentes, excluídos e oprimidos dessa sociedade. Com certeza muitos dos que o acusam ainda nem haviam nascido quando ele, enquanto padre e bispo, já dedicava sua vida a luta pelos direitos humanos no Xingu e na Transamazônica. Para as lideranças dos movimentos sociais, que tem Dom Erwin Krautler como um exemplo de dignidade e dedicação ao próximo, a difamação e as calunias contra ele veiculadas pela imprensa paraense, na ultima semana de junho do corrente ano, expressam uma agressão as organizações da sociedade civil comprometidas com o desenvolvimento sustentável e a justiça social.

Sobre o episódio queremos reafirmar a verdade dos fatos: o Bispo do Xingu não é suspeito e nunca foi denunciado pelo Ministério Público Federal sobre desvio de madeira no Estado. A prelazia do Xingu recebeu da Justiça Federal uma doação de madeira apreendida pelo IBAMA com autorização expressa de sua venda. Os recursos obtidos foram investidos na manutenção da Casa Divina Providência, em Altamira, que há muitas décadas abriga mulheres gestantes e pessoas doentes da zona rural que não tem onde ficar na cidade. São mais de duas mil pessoas, por ano, que recebem um amparo social, religioso e sanitário. Assim todas as demais insinuações maldosas sobre o assunto da madeira que envolva o Bispo do Xingu são mentirosas e tem o propósito criminoso de destruir a imagem do Bispo.

As palavras do informe do IBAMA Altamira sobre o assunto em questão, representam também o sentimento do movimento social: “São infundadas as notícias publicadas por empresas jornalísticas regionais, atacando a pessoa do Bispo Dom Erwin Krautler, publicando matérias ricas de imprecisão, confusas, maliciosas, eivadas de falácias, lançando calúnias. Editores que abusam de instrumentos caros à sociedade democrática, com publicações de mentiras, sem pesquisa, publicando matérias sem ouvir todas as partes, uma irresponsabilidade, cheirando a canalhice”.
Alertamos a todas as autoridades responsáveis pela segurança pública e pelos direitos humanos, que essa mesma orquestração de calúnias e difamação pública foi realizada contra a Irmã Dorothy Stang.Basta de violência e impunidade! Apoiamos e estamos unidas e unidos ao nosso pastor na sua atuação defendendo a vida. Rezemos juntos pelo nosso pastor Dom Erwin.

Exigimos das autoridades uma ação enérgica e punição exemplar a estes indivíduos que envergonham com atos infames o povo da Transamazônica e Xingu, pois corroídos pela inveja e pela sede do poder espalham o mal por onde passam.

Altamira Julho de 2008

Assinam: FVPP, Movimento de Mulheres Trabalhadoras de Altamira Campo e Cidade, FETAGRI Regional Transamazônica e Xingu, Centro de Formação do Negro, Mov. Mulheres Maria Maria, La Salle, SOCALIFRA, Congregação Adoradoras do Sangue de Cristo, Instituto Maria de Mattias, Casa Divina Providência, Missionários do Sangue de Cristo, Irmãs Franciscanas de Ingolstadt. Pastorais da Prelazia do Xingu, S.O.S VIDA, CIMI, CPT, Comitê em Defesa da Vida das Crianças Altamirenses, SINTEPP, Fundação Tocaia, Fórum Popular de Altamira, SINDOMESTICA, Fundação Elza Marques, GTA Regional, STTR-Altamira, Fórum Regional de Direitos Humanos Dorothy Stang, Movimento de Mulheres Regional Transamazônica e Xingu, Pró Moradia do Parque Ipê, Associação Pro- Moradia do Bairro São Domingos, Associação de Moradores da Resex Iriri Grupo de Mulheres do Bairro Boa Esperança, Associação dos Moradores do Médio Xingu, Associação dos Moradores do Riozinho do Anfrisio, Associação Rádio Comunitária de Altamira, Conselho Municipal de Saúde, CMDCA