Site da Prelazia do Xingu Quer dar um basta à pirataria sem pagar nada? Dados estatísticos Altamira...
ARTIGOS DOM ERWIN: em Português ; em Alemão







BLOG ESTÁ INATIVO, SERÁ MANTIDO PARA FINS DE CONSULTAS - PARA NOTÍCIAS ATUAIS VÁ AO SITE DA PRELAZIA (LINK NO TOPO) .

segunda-feira, 20 de abril de 2009

ACONTECEU



Dezenas de pessoas invadiram as 80 casas que estavam sendo construídas pelo município em parceria com o governo federal. Na obra iniciada a um ano e oito meses estava abandonada lá foram investidos mais de um milhão de reais. Quem não conseguiu ocupar uma casa loteou e limpou a área em volta.

Depois de 8 horas de intensas chuvas Altamira viveu um domingo de enchentes quando algumas barragens ao redor do município se romperam e água invadiu casas e comercio da cidade. Dezenas de famílias perderam tudo. A força da água abriu uma cratera na estrada do aeroporto, levou a ponte da rodovia Ernesto Acioli e causou grandes prejuízos, muitas pessoas se desesperaram ao ver o trabalho de uma vida inteira sendo levado pela força da água.

O caos se instalou em Altamira o transito ficou complicado na única ponte que ligava o bairro brasília com o centro da cidade. Por causa da enchente as outras pontes foram danificadas. Todos tinham dificuldade para chegar nos locais de destino.

Duzentas e oitenta e cinco famílias vitimas da enchente foram levadas para abrigos improvisados pela defesa civil. Algumas pessoas saíram das casas só com a roupa do corpo.


* O Ibama afirmou que todas as barragens construídas ao redor de Altamira são irregulares. O ministério publico disse que iria o acompanhar os trabalhos para responsabilizar pessoas que foram culpadas pela tragédia em Altamira. Homens e maquinas começaram os trabalhos de recuperação da estrada do aeroporto.

Passageiros de um ônibus viveram momentos de terror durante um assalto ocorrido próximo ao município de Novo Repartimento. Sete homens fortemente armados levaram todos os pertences das pessoas. Eles só puderam registrar ocorrência quando chegaram em Altamira.

A defesa civil montou um cronograma de trabalho a ser desenvolvido junto as famílias vitimas da enchente. Com auxilio de um helicóptero as pequenas barragens que existem ao redor do município foram vistoriadas.

A governadora Ana Julia Carepa esteve em Altamira sobrevoou o município, passou por ruas que foram afetadas e visitou um abrigo. Ana Julia participou de uma reunião com a equipe da defesa civil onde os dados foram repassados e foi decretada a situação de emergência. O governo do estado se comprometeu em reconstruir a ponte da rodovia Ernesto Acioli em ajudar na reconstrução da casas que foram afetadas mandar cestas básicas, mosqueteiros, colchões e cobertores para as vitimas da enchente.