Site da Prelazia do Xingu Quer dar um basta à pirataria sem pagar nada? Dados estatísticos Altamira...
ARTIGOS DOM ERWIN: em Português ; em Alemão







BLOG ESTÁ INATIVO, SERÁ MANTIDO PARA FINS DE CONSULTAS - PARA NOTÍCIAS ATUAIS VÁ AO SITE DA PRELAZIA (LINK NO TOPO) .

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

AGENDA DA IGREJA

Neste domingo já acontecem os eventos que abrirão a festividade 2008 da Padroeira da grande Brasília, Nossa Senhora Imaculada Conceição. O dia começa com o tradicional café da manhã, às 09:00 horas. Os cartões do café estão sendo vendidos a R$ 4,00 reais na secretaria e da paróquia. Durante o evento também serão vendidos os cartões. Um só cartão dá direito a saborear tudo o que for servido na mesa. Os horários das missas e eventos religiosos podem ser conferidos abaixo:

Na Catedral:
Adoração ao Santíssimo sexta feira, às 17:30h e missa às 19:45h;
Domingo, missa com batizados às 08:00h; às 09:30h, batizados para os catequisandos de crisma e primeira eucaristia; e missa às 19:45h;


Na Igreja Perpétuo Socorro:
Missa sexta feira, às 19:30h;
Sábado, missa com Dom Erwin, às 18:30h. Seguida de noite cultural da pastoral da catequese e da família e show da cantora Aline Venturi;
Domingo, missa às 08:00h e às 18:30h;


Na Imaculada Conceição:
Adoração ao Santíssimo sexta feira, às 18:00h;
Domingo, missa às 8 horas, seguida de café da manhã. E às 18:30h é a missa de abertura das festividades da santa com envio das imagens para todas as comunidades.


Na comunidade Santa Luzia haverá missa sábado, às 19:30h;

ACONTECEU de 24 a 27 de novembro


Dia 24/11
Os catequistas de Altamira tiveram dois dias de formação na Bethânia e estudaram o apóstolo Paulo, como exemplo de missionário. O estudo é parte de uma das etapas de formação do trabalho.

Moradores de dois bairros da cidade ganharam um dia de cidadania e saúde do programa AABB comunidade e do projeto esperança. A ação foi proposta para garantir principalmente documentação para jovens e adultos.

Dia 25/11
Vários homens da cidade foram abordados no trânsito no dia do laço branco, uma programação dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres. Eles receberam uma fita branca e informações sobre a campanha, que é encabeçada pela ONU.

Rafael Paulo de Oliveira foi a júri popular por co-autoria de um homicídio em 2005. Cinco horas depois, ele foi absolvido pelo crime e condenado há 2 anos pela ocultação de cadáver e a pagar multa de dois salários mínimos.

Dia 26/11
O braçal Eliomar Gil também foi julgado pela justiça por um homicídio em Senador José Porfírio em 1989. Ele já respondia o processo em liberdade e acabou sendo absolvido.

Três agentes do PROCON Pará visitaram o comércio de Altamira para averiguar se os direitos do consumidor estão sendo garantidos e para apurar denúncias. Foi a primeira vez, depois de 6 anos, que os fiscais vieram ao município.

Dia 27/11
Agricultores e representantes de entidades da região avaliaram o plano safra 2008 e planejaram ações do próximo biênio. Também discutiram a liberação de créditos para os trabalhos no campo. A organização do evento foi da Sagri regional.

A Uepa promoveu uma série de oficinas e mini-cursos que tiveram como principal público estudantes do ensino fundamental, médio e professores da cidade. As atividades são parte da sexta semana acadêmica de interação de saberes.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Aconteceu de 17 a 21 de novembro


Dia 17/11
Um idoso ficou estendido no chão, depois de se chocar com uma moto, num acidente na avenida Tancredo Neves. Os primeiros socorros foram prestados no local pelo Corpo de Bombeiros.

A terceira edição da campanha de limpeza da margem do igarapé Altamira e do Xingu teve o trabalho de parceiros e de moradores das margens do rio. Foram 2 dias de ação, que recolheu cerca de 9 toneladas de lixo. A coordenação da campanha já pensa nos trabalhos do ano que vem.

O Conselho de Pastoral da Prelazia do Xingu se encontrou em Altamira para planejar a 6ª Assembléia do Povo de Deus, que acontece no ano que vem. O grande encontro será uma reafirmação da escolha da Igreja pela defesa do povo.

Estudantes de escolas da cidade e da zona rural de Altamira receberam a premiação da quarta edição do Premio Altamira de Redação. A idealizadora do concurso disse que o resultado foi uma reafirmação do incentivo dado à educação.

Dia 18/11
A operação Arco de Fogo, da Polícia Federal, ouviu o madeireiro Chester Gomes Pedro, a respeito da exploração sem licença de uma área de preservação permanente, no leito do igarapé Panelas. A polícia informou que já há um auto da Sema, de constatação da exploração ilegal na área.

José Aurino foi autuado em flagrante acusado de tentar matar a esposa dele. O braçal, com sinais visíveis de embriagues, disse que não foi a primeira vez que tentou contra a vida da mulher por causa de ciúmes.

Dia 19/11
Dasmeniu Alves dos Santos foi absolvido pelo júri popular de Altamira depois de cumprir dois anos de prisão. Ele era acusado de co-autoria de um homicídio e de uma tentativa, ocorridos pela disputa de terra, em 2006, na gleba Assurini.

Dia 20/11
O fazendeiro Regivaldo Galvão foi ouvido pela Polícia Federal sobre a possível negociação com o Incra, de uma área do lote 55, do PDS Esperança em Anapu, onde irmã Doroty foi assassinada. O depoimento durou mais de 5 horas. O fazendeiro deixou a delegacia sem falar com a imprensa.

Os alunos dos 11 mini-cursos da Sica foram a campo estudar na prática todo o conteúdo teórico visto em dois dias de aula. Quem trabalhou o aproveitamento dos derivados do cacau também aprendeu a produzir o chocolate em barra e o creme de cacau com tapioca.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

AGENDA DA IGREJA de 14 a 16 de novembro

Acontece no Centro de Formação Bethania o Conselho de Pastoral da Prelazia do Xingu, são mais de 60 representantes de todas as paróquias. Um dos temas principais é preparação para a sexta grande Assembléia do Povo de Deus que vai acontecer no ano que vem.

Paróquia Catedral:
Adoração ao Santíssimo, sexta feira, às 17:30h; e missa às 19:45h.
Domingo haverá missa às 08:00h e as 19:45 .

Paróquia Perpétuo Socorro:
Missa no domingo, às 08:00h e às 18:00h.

Paróquia Imaculada Conceição:
Adoração ao Santíssimo, sexta feira, às 18h.
Domingo haverá missa às 08:00h e as 18:30.


Santuário Nossa Senhora de Nazaré, Missa, sábado, Às 19:30

CAPELAS
Santa Luzia, celebração no domingo às 09:30h.
São Frei Galvão, missa no domingo às 16:00h.
São José, missa domingo às 18:30h.

ACONTECEU de 10 a 14 de novembro


Dia 10/11

O Pescador Juvenal Mario Ferreira de 40 anos foi preso acusado de tráfico de drogas, ele estava com 9 cabeças de cocaína e duas porções de maconha. Juvenal, preso em Vitoria do Xingu, ficou a disposição da Justiça.

O SESI realizou pela primeira vez em Altamira o “Esporte Cidadania” no que o evento disponibilizou mais de 20 atividades voltadas para o incentivo a prática de esportes. Além de Altamira o “Esporte Cidadania” aconteceu Também em Santarém, Castanhal e Ananindeua.

Dia 11/11
Udebi Lima da Silva sentou no banco dos réus depois dois anos de ter assassinado em um motel da cidade a ex-namorada dele, Antonia Pereira Vila Nova. Ele foi condenado a 19 anos de reclusão.

Agricultores pediram agilidade ao INCRA na regularização fundiária dos PDSs em Anapu durante uma audiência pública. Entre as surpresas apontadas pelo ministério publico federal foi a notícia de que Regivaldo Galvão o Taradão estaria tentando comprar o lote 55 do PDS Esperança onde Irmã Dorothy foi assassinada. As denúncias dos agricultores foram colocadas em um documento que vai para órgãos competentes em Brasília.

Pesquisadores afirmaram que a Região não precisa da hidrelétrica de Belo Monte durante um seminário especifico para estudantes. A antropóloga Sonia Magalhães alertou para as conseqüências caso o projeto hidrelétrico saia do papel.

Dia 12/11
A polícia civil cumpriu 4 mandados de prisão contra os ribeirinhos Cláudio Brasil dos Santos o irmão dele Haroldo Brasil, José Ronaldo da Silva, Roberto Soares Gomes conhecido como Potó eles são acusados de formação de quadrilha, cárcere privado e ameaça crimes praticados contra o líder sindical da terra do meio Herculano Costa da Silva.

Rafael Loewenstein aluno da escola polivalente foi escolhido de Altamira para representar o Pará na fase regional das olimpíadas de português que vai acontecer na próxima semana em São Paulo, ele vai concorrer com mais de 500 alunos.

Dia 13/11
O Tribunal do Júri condenou Alexandro Santos que assassinou o irmão dele em dezembro de 2006. A pena foi fixada em 19 anos e 10 meses de reclusão.

A casa Divina Providencia está necessitando de doações de produtos perecíveis como carne, peixe e frango. As doações são para alimentação das mais de 100 pessoas que atualmente estão na casa, entre elas grávidas e doentes.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

AGENDA DA IGREJA DE 07 A 09 DE NOVEMBRO

Na comunidade Nossa senhora Aparecida do Km 32 tem assembléia domingo a partir das 08:00H da manhã.

Catedral:
Adoração ao Santíssimo, sexta feira, às 17:30h e missa às 19:45h;
Domingo, missa às 08:00h e às 19:45

Igreja Perpétuo Socorro:
Missa sexta feira ás 19:30h
Curso de Noivos sábado a partir das 14:00 H e domingo das 08:00H às 12:00H.
Missa no domingo, às 08:00H e às 18:00H;

Imaculada Conceição:
Adoração ao Santíssimo sexta feira, às 18:00H;
Conselho Paroquial ampliado sábado a partir 08:30h com a participação de representantes de 20 Comunidades da cidade e do interior.
Domingo haverá missa às 08:00H e às 18:30H;

CAPELAS:
Comunidade Santa Clara, missa sábado, às 19:30h;
São Lazaro, missa domingo às 08:30;
Comunidade São Domingos, missa também domingo às 10:00H
Comunidade São Francisco de Assis do bairro Uirapuru, missa domingo às 18:30H com Primeira Eucaristia.

ACONTECEU DE 03 A 07 DE NOVEMBRO


Dia 03/11
-Dezenas de pessoas foram aos cemitérios da cidade no dia de finados lembrar e rezar e homenagear aqueles que já partiram.
-A segunda turma de guardas municipal foi formada depois de 4 meses intensivos de curso agora a instituição conta com mais 32 pessoas prontas para desenvolver os mais diversos tipos de serviço no município. A formatura foi também comemorativa pelo primeiro ano de implantação da guarda em Altamira.
Dia 04/11
-Um acidente no cruzamento da rua primeiro de janeiro com Comandante Castilho fez vitima o aposentado Manoel Torres de 68 anos, ele era passageiro de moto-taxi quando aconteceu a colisão com um carro. O corpo de bombeiros socorreu seu Manoel que foi encaminhado para o hospital com suspeita de ter fraturado a perna esquerda. O DEMUTRAN esteve no local e realizou os procedimentos.
-Candidatos tiveram último dia para retirar as propagandas eleitorais expostas em muros e placas espalhadas na cidade sob pena de serem multados. A decisão é de uma resolução do tribunal de justiça que dispõe sobre as propagandas eleitorais.
-Uma equipe de pesquisadores do Ibama e Inpe chegaram a Altamira para fazer um levantamento de espécies de peixes ornamentais que só podem ser encontradas nesta região do Xingu. A previsão é de a pesquisa aconteça durante 10 dias.
Dia 05/11
-Dois adolescentes um com 15 outro com 17 anos foram apreendidos acusados de estarem furtando bicicletas e tentando furtar motos próximo ao prédio do DETRAN. Eles já tem passagem pela delegacia.
-Um trabalhador da fábrica de refrigerante Xingu morreu depois de ter sido atingido pela explosão de um cilindro dentro da fabrica onde trabalhava a 11 anos. Francisco Joseviana ainda foi socorrido com vida mas faleceu ao chegar no Hospital Regional. Um laudo com as causas do acidente deve expedido pelo Corpo de Bombeiros até segunda-feira.
-O fisioterapeuta Edvan Duarte assumiu a secretaria de saúde e disse que pretende trabalhar em parceria com conselho de saúde para melhorar a qualidade do atendimento a população, junto com ele assumiu também a nova coordenadora de saúde Eliana Augusto.
Dia 06/11
-O agricultor Carlos Damasceno foi encontrado morto dentro de um motel da cidade. A policia civil investiga o caso pra saber as causas da morte e identificar uma mulher que teria entrado no motel com Carlos.
-Vai acontecer de 17 a 21 deste mês a 8º edição da semana de integração de ciências agrárias onde serão oferecidos 11 cursos além de palestras e encontro aberto.