terça-feira, 10 de março de 2009
ACONTECEU
Dia 03.03
A campanha da fraternidade 2009 foi lançada oficialmente em Altamira, com uma missa campal, em frente a delegacia para enfatizar o tema: Segurança Pública, e o lema: A paz é fruto da justiça. O superintendente da polícia civil no Xingu também participou e elogiou a abordagem da Igreja com o tema.
Léo Batista denunciou à polícia uma tentativa de homicídio contra ele. Um acusado do crime foi preso.
Duas motos que haviam sito furtadas em Altamira foram recuperadas em Vitória do Xingu. A polícia acredita na existência de uma quadrilha que vem praticando os crimes na região.
91 novos soldados incorporam no exército durante uma cerimônia que envolveu as famílias deles e militares convidados. A maioria dos recrutas pretende seguir carreira militar.
04/03
Índios não aldeados de Altamira e não reconhecidos como índios nos nomes, conseguiram que a defensoria pública iniciasse os processos que vão incluir em suas certidões de nascimento os nomes de suas etnias, que somam 8 no total. A iniciativa é baseada num estudo feito na região em 2007 pelo Instituo Humânitas. Depois de reconhecidos judicialmente os índios poderão requerer benefícios na área da saúde e no social.
O Ministério Público voltou a convocar instituições governamentais de Altamira para discutir a situação do lixo da cidade, que atrai urubus e compromete a rota de vôos da Infraero. A decisão foi de formar uma equipe de monitoramento dos resíduos sólidos do município.
O campus da UFPA de Altamira promoveu dois dias de ações integradas entre as faculdades da instituição. Professores, alunos e funcionários também avaliaram as falhas na educação, que refletem no baixo índice de aprovação nos vestibulares da instituição.
Os alunos de Educação Física da Uepa concluíram a disciplina Fundamentos e Métodos da Dança com uma apresentação de 4 ritmos dançantes. Eles foram prestigiados por uma platéia calorosa e avaliados em vários quesitos pela professora da disciplina.
Dia 05/03
As Irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo celebraram 175 anos de fundação da congregação, por Santa Maria de Mattias. A missa foi celebrada pelos irmãos de congregação, os Missionários do Sangue de Cristo.
Instituições governamentais, ong’s, ribeirinhos e índios discutiram por dois dias as políticas de atendimento dos órgãos do governo às populações tradicionais e indígenas. Nas discussões: a delimitação de áreas de reservas e uma proposta do Congresso Nacional em reduzir o parque nacional da Serra do Pardo, na Terra do Meio.