Site da Prelazia do Xingu Quer dar um basta à pirataria sem pagar nada? Dados estatísticos Altamira...
ARTIGOS DOM ERWIN: em Português ; em Alemão







BLOG ESTÁ INATIVO, SERÁ MANTIDO PARA FINS DE CONSULTAS - PARA NOTÍCIAS ATUAIS VÁ AO SITE DA PRELAZIA (LINK NO TOPO) .

terça-feira, 23 de junho de 2009

Resumo semanal do Jornal Cidade Livre



Dia 15/06
A Casa Divina Providência promoveu a feijoada da Amizade para arrecadar recursos para investir na assistência a grávidas e doentes que se hospedam na casa. O público ajudou e também se divertiu no almoço em comunidade.

Mais de 30 líderes da pastoral da criança de vários municípios da região estudaram o diagnóstico e o tratamento que deve ser dispensado a uma pessoa com hanseníase. As orientações foram da coordenadora no núcleo Tapajós.

Os moradores do bairro Nova Altamira reclamaram ao superintendente da polícia civil do Xingu sobre a violência no bairro no período noturno. O delegado propôs mudanças nos horários de funcionamento de bares e mercearias e incentivou o registro de ocorrência na delegacia.

A polícia federal apreendeu mais de 20 quilos de drogas, fuzis, carregadores e munições. O material estava escondido em Vitória do Xingu e era o restante da apreensão feita com os 4 presos, acusados de traficar cocaína do Peru para o Maranhão.

Um marido embriagado foi preso acusado pela esposa de ameaça com faca. A delegada da mulher não chegou a concluir o procedimento porque a esposa desistiu de registrar a denúncia.

Dia 16/06
A polícia prendeu em flagrante Fábio Ferreira e Fábio Moreira, acusados de furtar um armarinho da cidade. Os dois tem passagem pela polícia e estavam em liberdade provisória.

Dia 17/06
Os dois acusados de assassinar o mototaxista Edvaldo Rios, no ano passado, foram ouvidos em juízo. Antes de entrar no fórum eles enfrentaram a ira da família e colegas de trabalho de Edvaldo. A polícia militar precisou pedir reforços.

O comitê de combate a dengue reuniu a comunidade para informar o aumento do foco do mosquito transmissor da doença em quase todos os bairros da cidade. Altamira vive estado de alerta e intensificou a prevenção.

Vereadores de Medicilândia participaram da sessão da câmara de Altamira. Eles manifestaram preocupação com a ação do ministério público federal contra empresas que criam bois em áreas de desmatamento ilegal.

Dia 18/06

Osvaldo Lopes foi preso em Brasil Novo com 14 petecas de craque. Na casa dele a polícia apreendeu aparelho de DVD, relógios e materiais para embalar a droga.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Aconteceu


Dia 08/06
A polícia federal apreendeu cocaína, dinheiro e rádios comunicadores em poder de 4 acusados de traficar a droga, avaliada em um milhão de reais, do Peru para o Brasil. Eles foram presos em Vitória do Xingu, onde preparavam a droga que seria levada ao Maranhão. O líder deles, que conseguiu fugir, está sendo procurado na região.

A polícia militar deteve um homem embriagado por causar desordem dentro da própria casa. A denúncia ao 190 foi da esposa e da filha dele que o acusaram de tentativa de agressão.

A polícia civil conversou com donos de bares e de casas de shows sobre os horários de funcionamento das festas e estabelecimentos. Quem descumprir a portaria sofrerá punições.

O dia mundial do meio ambiente foi comemorado pelas organizações sociais com uma grande passeata pelas ruas da cidade. O evento também comemorou a suspensão do licenciamento da hidrelétrica de Belo Monte. O movimento terminou diante do rio Xingu com manifestações indígenas e fogos de artifício.

Dia 09/06
O exército mobilizou dezenas de militares para uma simulação de defesa do patrimônio público, ameaçado por invasores. O treinamento ocorreu em dois pontos da cidade e chamou a atenção dos populares pela aproximação com a realidade.

O 51 Bis também recebeu 80 novos alunos no curso de formação de sargentos. Os novos militares vieram de diversas partes do país e foram aprovados no último concurso da ESA.

O sindicato dos músicos de Altamira discutiu com a polícia e com os músicos, a medição de decibéis permitidos para tocar nas festas de bares e boates. A lei ambiental determina no máximo 65 decibéis. Acima disso, configura poluição sonora.


Dia 10/06
A procuradora federal da república visitou as casas populares construídas pela prefeitura, mediu as construções e conversou com os ocupantes das casas. Ela disse que vai pedir uma perícia nas obras feitas com recursos federais.

Dia 11/06
Os ocupantes das casas também se reuniram com o juiz da 4ª vara civil, que decidiu suspender a liminar que determinava a saída deles dos terrenos e das casas. O caso ainda será discutido em nova audiência entre a prefeitura e os ocupantes.

Um grupo de índios não aldeados reclamou ao ministério público federal sobre uma matéria veiculada na imprensa local, que dizia que eles são favoráveis à construção da usina hidrelétrica de Belo Monte O caso foi motivo de denúncia.

A policia federal prendeu mais um acusado de associação ao tráfico de drogas na região. Ele faria parte do mesmo grupo capturado na operação rastro de lama, acusado de alimentar o comércio de drogas em Santarém e em Altamira.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Aconteceu



Dia 01/06
3 adolescentes foram detidos acusados de furtar um celular, uma bicicleta e um botijão de gás. Segundo a polícia, os 3 já tem várias passagens pela delegacia.

Uma comissão de direitos humanos visitou o presídio de Altamira para avaliar o sistema de alojamento dos detentos e seus processos. A visita ocorre uma vez a cada mês.

A Infraero comemorou 36 anos de trabalho no Brasil com uma caminhada em Altamira. Convidados e alunos dos projetos apoiados pela Empresa participaram da cerimônia.

As irmãs adoradoras do sangue de Cristo comemoram os 25 anos de fundação da Casa Divina Providência numa missa celebrada na Igreja Imaculada Conceição. Irmã Serafina foi a grande homenageada da cerimônia, que também coroou Nossa Senhora, no encerramento do mês de Maria.

Dia 02/06
A Imaculada Conceição também foi a Igreja que sediou a grande festa de pentecostes, celebrada pelas pastorais da região de Altamira. Os dons do Espírito Santo apresentados na liturgia simbolizaram a presença de Jesus.

Uma mulher foi presa em Altamira acusada de agredir uma amiga com um facão. O crime foi na localidade do garimpo do Galo.

O Cefet inaugurou o curso de especialização do projovem-campo. A aula inaugural reuniu os professores da rede municipal, que serão capacitados em 2 anos. A UFPA é parceira no programa.

Dia 03/06
A defensoria pública promoveu em Altamira uma audiência pública para divulgar o programa de proteção às pessoas ameaçadas de morte. O coordenador executivo do programa no Pará, veio da capital participar da audiência.

Manoel Antonio Oliveira, de 26 anos, foi capturado em Brasil Novo. É acusado de assaltos e de também de matar um agricultor na estrada da Bethânia. Com ele foram encontrados 3 capus e uma moto.
Raimundo Nonato também foi preso em Brasil Novo acusado de arrombamento de furto. Ele disse que foi induzido ao crime.

Os alunos do Senai promoveram atividades diversas que marcaram a semana do meio ambiente. Eles mostraram que embalagens e recipientes que geralmente vão para o lixo, podem ser reaproveitados.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Se a barragem Belo Monte já existisse

Você já imaginou o que teria acontecido se no dia do estouro das barragens em Altamira, já existisse o barramento do Rio Xingu? Veja o que diz o jornalista Lúcio Flávio Pinto em sua matéria no Jornal "Brasil de Fato": ""como teria sido se este igarapé que corta a cidade já estivesse barrado em um nível muito mais alto pela hidrelétrica de Belo Monte"?


Citando Oswaldo Sevá, professor da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp, de São Paulo, Salm respondeu a essa interrogação: "se essas obras já tivessem sido realizadas a água teria invadido a avenida Beira Rio, todo o centro comercial, o novo hospital regional, o cemitério e até mesmo a sede do consórcio Belo Monte. Ou seja, provavelmente tudo que estivesse pelas cotas 100 a 105 metros seria coberto. Praticamente toda a cidade, com a exceção das áreas de morros"." Caso queira ler a matéria na íntegra.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Aconteceu



Dia 18/05

O patrono do professores, São João Batista de Lalle, foi comemorado com palestras e apresentações artísticas. A festa envolveu os irmãos lassalistas e alunos do centro de assistência social.

A polícia apreendeu cocaína, balança, celulares, cartões bancários, um revólver e um carro que estariam em poder de dois acusados de tráfico de drogas em Altamira. Um dos presos é recém chegado da cidade de Gi Paraná, em Rondônia. Os dois negaram envolvimento com o tráfico.

Um detento do presídio de Altamira foi assassinado com 40 golpes de uma faca, fabricada pelos próprios presos na cadeia. O crime teria sido motivado por intriga e ciúmes. Além de tráfico e formação de quadrilha, o preso acusado do crime responderá por homicídio.

Um carro capotou no momento de uma curva no quilômetro 20 de Vitória do Xingu e fez 3 vítimas fatais. Duas delas eram crianças. A motorista foi internada no hospital regional sem risco de morte. A polícia investiga o caso.

O grupo Alcoólicos Anônimos Estrela do Xingu comemorou 19 anos em Altamira com palestras e depoimentos de membros em recuperação. Convidados de diversas instituições locais prestigiaram o evento.

Dia 19/05
O dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes levou uma multidão para as ruas da cidade. A caminhada incentivou a denúncia do crime. O juiz da vara da família apoiou a organização social.

Alunos do Instituto Maria de Mattias desfilaram nas ruas, na abertura da décima primeira edição dos jogos internos, que acontecem a cada dois anos. O evento lembrou o aniversário de beatificação de Santa Maria de Mattias.

Dia 20/05
Capoeiristas e músicos comemoraram a aprovação do projeto de lei que criou a fundação cultural de Altamira. Na mesma sessão da câmara, os vereadores foram cobrados pelos moradores da localidade do Michila a intervirem na proposta da construção de um aterro sanitário na comunidade.

Dia 21/05
Ribeirinhos das reservas extrativistas do Xingu, Iriri e riozinho do Anfrísio expuseram peças rústicas feitas com madeiras que estavam se estragando na mata. O trabalho é parte de um projeto de reaproveitamento da matéria prima, que envolve 15 famílias. As peças já começaram a ser vendidas.