Dia 28/07
Uma fila de carros se formou na estrada de Brasil Novo rumo a Medicilândia por causa de um enorme buraco aberto na rodovia. A BR foi abandonada pela empresa Andrade Gutierrez, que deveria entregá-la pavimentada até o final deste ano.
Os 128 professores e acadêmicos que fizeram o projeto rondon nos 8 municípios da Transamazônica se despediram da região com uma cerimônia. Durante 15 dias eles ofereceram cursos, palestras e oficinas para as comunidades carentes da região.
Dia 29/07
Agentes do Ibama e da polícia federal vistoriaram o lixão da cidade e detectaram crime ambiental na área que é de preservação. O igarapé Altamira, próximo dele, também foi vistoriado e nele detectado outro crime por causa do chorume do lixo. No hospital municipal, mais um crime: o esgoto dele desemboca no rio xingu. Pelo lixo, a prefeitura foi multada em 10 milhões de reais.
O sindicato dos trabalhadores de Medicilândia comemorou 20 anos de fundação. A festa foi dos mais de 2 mil agricultores do município, que se confraternizaram e fizeram a memória de luta dos trabalhadores.
O bispo do Xingu ordenou o mais novo padre diocesano da Prelazia: Waldemar Pimentel. A cerimônia foi em Medicilândia, na paróquia Imaculada Mãe dos Pobres, onde ele começou a vida missionária, há 13 anos.
Foi também em Medicilândia que a irmã franciscana da penitência e caridade cristã, Irene Tonelotto, celebrou seus 50 anos de vida religiosa e renovou os votos de obediência, pobreza e castidade. A cerimônia foi assistida pelas religiosas da congregação.
Dia 30/07
A polícia apreendeu uma arma de fabricação caseira e munição, que estavam em posse de um adolescente, que fazia disparos na rua. A outra arma foi apreendida com um agricultor que teria tentado matar a esposa dele.
A colisão com um poste deixou destruída a parte frontal de um carro. O acidente foi no trevo que liga Altamira a Vitória do Xingu e Marabá, e deixou também sem energia elétrica dois bairros da cidade, a substação da Eletronorte e o posto da polícia rodoviária federal.
Dia 31//07
A polícia federal apreendeu centenas de caixas de medicamentos, material de beleza, de higiene pessoal e cirúrgico, todos com data de validade vencida, que eram comercializados numa farmácia e distribuidora. A validade era retirada das embalagens. O dono da farmácia foi liberado depois de pagar fiança e ainda foi multado em 15 mil reais pela vigilância sanitária por 3 infrações, entre elas, a falta de licença de funcionamento, vencida deste abril.
Os participantes do grupo terço dos homens celebraram o primeiro aniversário do grupo na Igreja Perpétuo Socorro, a padroeira do terço. Eles homenagearam a fundadora do grupo e selaram a festa com um enorme bolo de aniversário.