Site da Prelazia do Xingu Quer dar um basta à pirataria sem pagar nada? Dados estatísticos Altamira...
ARTIGOS DOM ERWIN: em Português ; em Alemão







BLOG ESTÁ INATIVO, SERÁ MANTIDO PARA FINS DE CONSULTAS - PARA NOTÍCIAS ATUAIS VÁ AO SITE DA PRELAZIA (LINK NO TOPO) .

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

ACONTECEU


Dia 16/02
O ministério público convocou audiência pública para encaminhar o destino do lixão em Altamira, que tem atraído enorme quantidade de urubus. A presença dos voadores tem ameaçado a segurança dos vôos na cidade e pode ocasionar o fechamento do aeroporto. Outras reuniões ainda devem acontecer também com a população de Vitória do Xingu.

O documentário “Mataram Irmã Dóroty” de Daniel Jungue, foi apresentado pela primeira vez àpopulação de Anapu, no dia do quarto aniversário de morte da religiosa. O filme relata os bastidores do julgamento dos acusados do crime e as razões do assassinato da irmã.

Ainda em Anapu, o Incra anunciou a liberação de créditos rurais para os assentados dos PDS’s. Os agricultores também reivindicaram ao Incra e ao ministério público federal, garantias de políticas públicas e assistência.

A polícia apreendeu vários objetos que estavam sendo carregados na rua por um homem em plena madrugada. Um militar à paisana foi reclamar os objetos. Chegou agressivo, danificou uma porta da delegacia e acabou preso.

O Ibama fiscalizou peixarias e feiras livres para combater a comercialização ilegal de peixes protegidos pela piracema. Os agentes ainda encontraram duas arraias, 5 passarinhos, um macaco pronto para o consumo, e peixes da espécie branquinha. Todas as apreensões configuram crime ambiental.

Dia 17/02
O plano de desenvolvimento regional sustentável do Xingu foi discutido numa consulta pública que reuniu alguns municípios da Transamazônica. A proposta, que já está pronta, quer incorporar as necessidades de cada localidade da região.

O fazendeiro Regivaldo Pereira Galvão saiu do presídio em liberdade beneficiado por um hábeas corpus do tribunal regional federal. Ele estava preso desde 26 de dezembro do ano passado, acusado de grilagem de terra e estelionato.

Secretários de saúde e coordenadores de centrais de regulação de 10 municípios da região discutiram as cotas de cada um para atendimento de pacientes no hospital regional, e reclamaram do sistema de agendamentos de consultas e exames. O coordenador dos hospitais regionais do Pará disse que o governo estadual vai executar medidas para melhorar o atendimento do hospital regional.

Dia 18/02
A infraero em Altamira ganhou novo superintendente. A posse de Raimundo Osmar Ferreira foi no saguão do aeroporto e teve a presença do superintendente do regional norte da Infraero.

Agentes do Ibama e da polícia federal estão recontando a madeira sem documentação estocada na serraria São José em Altamira. A empresa, que havia sido interditada no ano passado, foi flagrada em plena movimentação de pessoas, o que para a polícia, configura desobediência à ordem judicial.

Dia 19/02
O Ibama apreendeu 37 arraias num aquário comercial da cidade. 17 delas estavam acima do peso e tamanho permitidos para comercialização. A multa ao proprietário do aquário pode variar de 700 a mil reais.

O juiz da infância ouviu de entidades ligadas à causa da criança e do adolescente, denúncias da prática da exploração sexual infantil em Altamira, da falta de escolas nas localidades ribeirinhas e do não funcionamento das creches na cidade. O magistrado garantiu encaminhar todas as questões.